Ao Mais Goiás, idealizador do encontro contou que tiveram muitos pedidos pelo evento na capital
Encontro do Gay Nerd realizado em São Paulo, em 2025 (Foto: Divulgação)
Com base na percepção de que Goiânia é uma cidade conservadora e muitas pessoas ainda estão “no armário”, um evento voltado ao público gay será realizado no próximo dia 21 de fevereiro, na capital. A proposta é criar um espaço de convivência e acolhimento para a comunidade LGBTQIA+, utilizando jogos de tabuleiro para estimular a interação entre os participantes.
Segundo o organizador, a ideia do encontro é justamente criar um ambiente mais tranquilo, onde todos participem ativamente. “A gente monta mesas com pessoas que não se conhecem, todo mundo interage, conversa, cria laços. É um espaço sem julgamento, para pessoas de todas as idades, corpos e histórias de vida”, contou em entrevista ao Mais Goiás.
O Encontro do Gay Nerd será realizado pela primeira vez na capital e já está com os ingressos esgotados. Apesar do nome, o evento não exige afinidade com o universo nerd ou conhecimento prévio sobre jogos de tabuleiro. Marcel ressalta que essa é uma das principais dúvidas do público. “A maioria das pessoas que vai aos encontros não se identifica como nerd. A gente explica tudo, escolhe jogos simples, fáceis, só para ajudar a quebrar o gelo”, diz.
“O evento é para todo mundo, inclusive para pessoas não LGBTQIA+. Se alguém que não é LGBT quiser participar, pode ir tranquilamente, desde que saiba respeitar. O objetivo é fazer amigos e conhecer gente. Uma pessoa heterossexual, por exemplo, é bem-vinda e não há problema nenhum”, explica Marcel.
- Ministro da Malásia diz que estresse no trabalho pode “tornar a pessoa gay”
Proposta do encontro
Criado em 2022, em São Paulo, o evento surgiu inicialmente como uma reunião entre seguidores do canal, idealizado por Marcel Nadale, que também é o anfitrião do evento. Com o tempo, a iniciativa passou a atrair pessoas interessadas, principalmente, em socializar e fazer novas amizades fora do ambiente tradicional de bares e baladas.
“Ele acabou se tornando um evento para pessoas conhecerem outros gays. Aqui em São Paulo, por exemplo, a maior parte dos espaços de socialização está muito ligada à balada, à pegação, e isso cria uma pressão. Pessoas mais tímidas, mais velhas ou que não se sentem dentro desse padrão acabam ficando de fora”, explicou Marcel ao Mais Goiás.
- Busca por padrão estético inalcançável pressiona homens gays e abala saúde física e mental
Primeira vez em Goiânia
Em Goiânia, o encontro será realizado na Taverna Com Dados, um bar de jogos de tabuleiro. O espaço conta com mesas preparadas para os jogos, além de comidas, bebidas e um ambiente pensado para conversas e socialização. Além da equipe do local, o próprio Marcel estará presente para orientar os participantes durante as partidas.
“Os jogos são só uma ferramenta para ajudar as pessoas a se soltarem. Mesmo quem nunca se viu acaba interagindo rapidamente”, explica o organizador, que diz ter realizado mais de 30 edições do evento em dez cidades diferentes desde a criação.
Segundo Marcel, a decisão de trazer o evento para Goiânia veio após uma grande quantidade de pedidos do público local. “Talvez não seja só uma questão de conservadorismo, mas da falta de espaços como esse, onde as pessoas possam simplesmente ir para conhecer gente e fazer amigos”, avalia.
- Casal aguarda chegada da filha gerada por barriga solidária, em Goiatuba
Público
Outro ponto destacado pelo organizador é a diversidade etária do público. “A gente recebe muitos participantes acima dos 40 anos. Pessoas que saíram do armário mais tarde, que terminaram relacionamentos longos e que se sentem deslocadas em baladas, por exemplo”, afirma.
Para o evento em Goiânia, foram disponibilizados 65 ingressos, todos já vendidos. Ao final do encontro, os participantes costumam ser adicionados a um grupo de WhatsApp, criado com o objetivo de manter o contato, fortalecer os laços e incentivar novos encontros fora do evento oficial.
Próximas datas
Quem se interessar pode participar do encontro nas seguintes datas:
- 22 de fevereiro em Brasília (DF)
- 22 de março em Belo Horizonte (MG)


