• Esportes
  • 19 de novembro de 2024
  • No Comment
  • 5
  • 3 minutes read

CBF adota gesto antirracismo no futebol brasileiro

Jogadores podem sinalizar ao árbitro que estão sendo alvos de abusos racistas, e caso ataques não parem, partida pode ser…

Jogadores podem sinalizar ao árbitro que estão sendo alvos de abusos racistas, e caso ataques não parem, partida pode ser abandonada

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que implementou o Gesto Antirracismo da FIFA em todo o futebol brasileiro. A novidade já começa a valer para o jogo entre Brasil e Uruguai, que ocorre nesta terça-feira (19/11), às 21h45, na Arena Fonte Nova, na Bahia.

O jogador que estiver sendo alvo de ataques racistas durante alguma partida poderá cruzar os braços na frente do peito para sinalizar a situação ao árbitro. O gesto faz com que o juiz da partida inicie um procedimento dividido em três etapas.

Na primeira, o jogo é paralisado. Se o abuso não parar, a segunda etapa consiste na suspensão da partida, onde jogadores e dirigentes da partida abandonam o campo. Se ainda assim os ataques não cessarem, a terceira etapa é o abandono do jogo.

“A partida da Seleção na Bahia, a cidade mais negra fora da África, marcará o lançamento oficial do protocolo contra atos racistas no futebol brasileiro”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“Quando entrei para o Conselho da FIFA em março do ano passado, anunciei que a luta contra racistas seria uma das minhas prioridades na organização. De agora em diante, o gesto será adotado em todas as partidas em nosso país. O racismo é um crime que afeta a alma. Esta é uma demonstração pública da FIFA, da CBF e das outras federações nacionais de que não há mais espaço para racistas no futebol,” completou.

Segundo a CBF, o gesto foi aprovado por unanimidade no 74º Congresso da FIFA em Bangkok, na Tailândia, que ocorreu no dia 17 de maio de 2024. O gesto global de cruzar os braços na frente do peito como sinalização de abuso racista foi implementado primeiramente na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da Colômbia, em 2024, ocasião em que se tornou parte do protocolo do futebol.

Continue Lendo

Vagner Mancini anuncia saída do Goiás

Vagner Mancini anuncia saída do Goiás

Mancini disputou 20 jogos em sua passagem pelo Esmeraldino, onde teve 10 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, com aproveitamento de…
Vila Nova e Goiás decidem final da Taça Mané Garrincha Sub-17

Vila Nova e Goiás decidem final da Taça Mané…

A rivalidade entre as equipes vai além dos profissionais Publicado em: 21/11/2024 11:45 Foto: Dibvulgação Goiás Vila Nova e Goiás decidem,…
Atlético-GO perde para o Athletico-PR por 2 a 0 e aumenta risco de rebaixamento

Atlético-GO perde para o Athletico-PR por 2 a 0…

Com derrota, Atlético-GO tem pouquíssimas chances de permanecer na Série A Publicado em: 20/11/2024 18:49 Última atualização: 20/11/2024 18:50 Foto: Eduardo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *