- Interior
- 22 de outubro de 2024
- No Comment
- 23
- 4 minutes read
Semad convoca interessados em participar do Fórum de Mudanças Climáticas de Goiás
Meio ambiente Edital foi publicado nesta terça-feira (22/10), no Diário Oficial do Estado. São 18 vagas para o setor público…
Meio ambiente
Edital foi publicado nesta terça-feira (22/10), no Diário Oficial do Estado. São 18 vagas para o setor público e 18 para sociedade civil
Posse dos eleitos para o Fórum de Mudanças Climáticas acontece até 6 de dezembro (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado, o edital de convocação para as instituições interessadas em fazer parte do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, com mandato de dois anos.
O Fórum é um colegiado consultivo em que serão discutidas políticas de desenvolvimento sustentável e de enfrentamento às mudanças climáticas para o Estado. A participação nele não será remunerada. Serão 18 vagas para o setor público e 18 para a sociedade civil. As instituições interessadas devem entregar os seus respectivos ofícios para Semad até o dia 6 de novembro.
Para as vagas em que houver mais de um indicado, haverá eleição a se realizar até o dia 16 de novembro. No dia 26 de novembro, o Governo de Goiás vai divulgar a lista com o nome das instituições escolhidas, e o prazo para interposição de recursos se estenderá por três dias. Por fim, em dezembro acontece a posse dos membros da plenária.
Entre os representantes da sociedade civil com direito a assento, estão a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás, o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Fieg, a Faeg, o Sebrae, o Senar, a Fecomércio e a Aprosoja (que é a associação que reúne produtores de soja, milho e outros grãos agrícolas no estado).
Há vagas também para ONGs ambientalistas, comunidades tradicionais quilombolas, povos indígenas, cooperativas de agricultores familiares e comunidades científicas oriundas de instituições privadas de ensino superior.
As regras e a documentação a ser enviada estão no edital. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, “a reativação do fórum é uma busca por aliados. Sozinhos, não vamos avançar. Precisamos que todos estejam nessa linha de discussão sobre o clima”.