• Política
  • 16 de outubro de 2024
  • No Comment
  • 38
  • 4 minutes read

Independente do voto, 80,63% do eleitor de Anápolis vê Márcio Correa eleito prefeito

ELEIÇÕES 2024 Trata-se de um recorte importante porque revela a percepção popular sobre o clima geral da eleição e pode…

ELEIÇÕES 2024

Trata-se de um recorte importante porque revela a percepção popular sobre o clima geral da eleição e pode indicar tendências que nem sempre se refletem diretamente na intenção de voto

Márcio Correa caminha para vitória em Anápolis (Foto: Divulgação)

Para 80,62% dos eleitores entrevistados pela Goiás Pesquisas, em levantamento encomendado pelo portal Mais Goiás, o suplente de deputado federal Márcio Correa será eleito próximo prefeito de Anápolis, ao final do segundo turno das eleições, realizado no dia 27 de outubro. Apenas 12,63% acreditam que o deputado estadual Antônio Gomide (PT), conseguirá reverter o quadro eleitoral do município, retornando ao comando do município em que esteve à frente por duas gestões.

Apenas 6,74% dos eleitores não souberam responder a pergunta. O recorte de Expectativa de Vitória em uma pesquisa eleitoral mede a percepção dos entrevistados sobre quem eles acreditam que será o vencedor da eleição, independentemente de sua intenção de voto pessoal. Ou seja, enquanto as perguntas de intenção de voto focam em quem o eleitor pretende votar, a expectativa de vitória explora a opinião geral do eleitorado sobre qual candidato provavelmente vencerá a eleição.

O eleitor pode, por exemplo, declarar voto em um candidato, mas acreditar que outro tem maiores chances de vencer, baseando-se no cenário político, nas campanhas ou no apoio popular percebido.

Trata-se de um recorte importante porque revela a percepção popular sobre o clima geral da eleição e pode indicar tendências que nem sempre se refletem diretamente na intenção de voto. No caso de Anápolis, a expectativa de vitória não revela nenhuma surpresa já que Márcio Correa esteve a 1% de vencer a eleição ainda no primeiro turno. Com 100% das urnas apuradas, ele recebeu 49,59% dos votos válidos.

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 475 eleitores de Anápolis nos dias 14 e 15 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,49 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

As entrevistas foram realizadas presencialmente, tanto em domicílios particulares permanentemente ocupados quanto em pontos de fluxo, abrangendo diversas regiões de Anápolis, conforme o plano amostral, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do último Censo do IBGE. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-04096/2024.

Continue Lendo

Lei garante medicamentos gratuitos para animais em Goiânia

Lei garante medicamentos gratuitos para animais em Goiânia

Programa prevê o recebimento de doações, reaproveitamento, seleção, armazenamento, distribuição gratuita e descarte adequado de produtos veterinários Publicado em: 14/01/2025 17:57…
Ex-prefeita de Bela Vista de Goiás vai comandar GoiâniaTur na gestão Mabel

Ex-prefeita de Bela Vista de Goiás vai comandar GoiâniaTur…

Nárcia Kelly foi prefeita de Bela Vista por duas gestões consecutivas Publicado em: 14/01/2025 17:48 Nárcia Kelly enquanto prefeita de Bela…
Servidores de Aparecida aceitam proposta de Leandro Vilela para pagar folha de dezembro

Servidores de Aparecida aceitam proposta de Leandro Vilela para…

Leandro Vilela afirma que os servidores e a nova gestão "são vítimas de um irresponsável que preferiu pagar fornecedores em vez…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *