Início Goiás Goiânia lidera ranking de operações contra “gatos” de energia elétrica em Goiás

Goiânia lidera ranking de operações contra “gatos” de energia elétrica em Goiás

11
0

A empresa realizou 181 operações de fiscalização nos primeiros seis meses deste ano em Goiás

Equatorial em momento de fiscalização (Foto: Divulgação)

Equatorial em momento de fiscalização (Foto: Divulgação)

Luanna Marques

Goiânia lidera o ranking de cidades com mais operações contra o furto de energia em Goiás, conhecido como “gato”. Ao todo, foram 56 ações realizadas apenas no primeiro semestre de 2025, número que representa aumento de 57% em relação a todo o ano de 2024, quando foram registradas 71 fiscalizações. Em seguida, aparecem Aparecida de Goiânia, com 18 ações (contra 11 no ano anterior), e Rio Verde, com 7.

No total, a Equatorial Goiás realizou 181 operações de fiscalização nos primeiros seis meses deste ano, em parceria com as forças de segurança pública. As ações resultaram na prisão de 103 pessoas e já correspondem a 63% das 290 operações feitas ao longo de todo o ano passado, confirmando o crescimento no combate a esse tipo de crime no estado.

Segundo a empresa, o foco principal tem sido o furto de energia, que lidera as autuações com 154 registros em 2025. Também há ocorrências relacionadas ao furto de materiais que comprometem diretamente o funcionamento da rede elétrica. As ações são realizadas com apoio das polícias Civil e Militar e da Superintendência de Segurança Pública.

O número de prisões também segue elevado. Em 2023, foram 106 detidos por ligações clandestinas. Em 2024, o número subiu para 154. Agora, somente nos seis primeiros meses de 2025, já são 103 pessoas presas. Em relação às operações, o crescimento também é expressivo: de cerca de 138 em 2023 para 290 em 2024.

De acordo com a empresa, mais de 70 mil unidades consumidoras foram flagradas em furtos de energia em 2023, um índice de 35% entre os 200 mil imóveis inspecionados. O prejuízo estimado foi de 628 gigawatts-hora, volume suficiente para abastecer Goiânia por dois meses.

A companhia alerta que as ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica e aumentam os riscos de curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos, comprometendo a segurança e a qualidade do fornecimento para todos os consumidores.

  • Mais de 100 pessoas foram presas por ‘gato’ em energia elétrica em Goiás, diz Equatorial

Denúncias anônimas

A Equatorial reforça a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800 062 0196.

Leia também:

  • Dono de distribuidora de bebidas é preso por furto de energia, em Goiânia
  • Gerente de supermercado em Trindade é presa por fraudar medidor de energia
  • Funcionário de terceirizada é preso por furto e venda de cabos de alumínio da Equatorial em Goiânia