Lei torna ‘Comida di Buteco’ Patrimônio Cultural Imaterial goiano

“Não é apenas um evento, é um movimento que incentiva a cultura local, fomenta a economia criativa e promove o desenvolvimento sustentável do setor gastronômico”, justifica Virmondes Cruvinel

Lei torna 'Comida di Buteco' Patrimônio Cultural Imaterial goiano

Lei torna ‘Comida di Buteco’ Patrimônio Cultural Imaterial goiano (Foto: Comida di Buteco)

O Poder Executivo estadual sancionou lei e tornou o concurso ‘Comida di Buteco” Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. A sanção ocorreu na última semana e incluiu o evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano.

Aprovada em dois turnos em novembro, a proposta do deputado federal Virmondes Cruvinel (União Brasil) cita que o concurso foi criado para valorizar a cozinha de raiz e a culinária de boteco, sendo um importante elemento da cultura goiana. “Não é apenas um evento, é um movimento que incentiva a cultura local, fomenta a economia criativa e promove o desenvolvimento sustentável do setor gastronômico”, justifica o parlamentar.

Ainda segundo Virmondes, o concurso também funciona como uma vitrine para a gastronomia goiana, além de destacar a inovação e tradição, sobretudo dos pequenos negócios. “Ao dar visibilidade aos pequenos estabelecimentos e seus cozinheiros, contribui para o reconhecimento da culinária de boteco como patrimônio cultural, incentivando a preservação de receitas tradicionais e a inovação culinária.”

Por fim, ressalta que, ao atrair visitantes de outras regiões, o concurso impulsiona o turismo gastronômico na cidade. Com isso, gera renda e emprego, e reforça a imagem de Goiás como um destino turístico de valor inestimável.

Em 2025, o Comida di Buteco chegou à sua 25ª edição. Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, 47 bares participaram da edição. O grande vencedor do ano passado foi o Caldos Imola, em Aparecida, com a costela na cerveja escura, servida com musseline rústico, mandioca palha e farofa de pão acebolada. Neste ano, o evento está previsto para acontecer de 10 de abril a 10 de maio.