“Quero respeito”, diz Lula sobre tarifaço de Trump

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Presidente do Brasil diz que trata assunto com seriedade

4d33163c img 2961 “Quero respeito”, diz Lula sobre tarifaço de Trump

Lula: “É vergonhoso” (foto divulgação)

João Bosco Bittencourt

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil espera  ser tratado com respeito nas possíveis negociações sobre o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros. As tarifas devem começar a valer a partir desta sexta-feira (1º/8).

“Tenham certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência”, disse Lula. “Trato a todos com muito respeito. Mas quero ser tratado com respeito”, frisou Lula ao jornal norte-americano The New York Times.

Ele conversou com os jornalistas do The nesta terça-feira (29/7), no Palácio da Alvorada, em Brasília.

“Em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande”, garantiu o petista. “Conhecemos o poder econômico dos Estados Unidos, reconhecemos o poder militar dos Estados Unidos, reconhecemos a dimensão tecnológica dos Estados Unidos. Mas isso não nos deixa com medo”, acrescentou. “Nos deixa preocupados.”

“O comportamento do presidente Trump se desviou de todos os padrões de negociação e diplomacia. É vergonhoso “, afirmou  Lula se referindo ao uso das redes sociais pelo norteamericano para tratar com o Brasil.