
No ar há apenas uma semana, Coração Acelerado já vem sofrendo com mudanças na Globo. Desde a estreia, a emissora vem realizando alterações na trama por meio da edição dos capítulos. Cenas já foram descartadas e outras sofreram alterações ainda nas gravações.
Apesar da audiência em baixa, o motivo pelo qual a Globo está mexendo na nova novela das sete não tem a ver com o ibope. Pelo menos por enquanto. Até o momento, a rede fez mudanças para ajustar a duração dos capítulos com o tempo de grade.
Isso porque, no papel, Coração Acelerado tem capítulos maiores do que o tempo destinado à trama na programação.
As alterações estão acontecendo desde o primeiro capítulo que, inclusive, teve cenas cortadas ou modificadas. E o RDN traz com exclusividade os detalhes.
O capítulo de estreia foi marcado por mudanças logo de cara. Ao invés de começar no show de Marília Mendonça, que era a primeira cena prevista, teve a inserção de outra sequência antes. Ao longo do capítulo, várias cenas que existiam no papel foram descartadas.
Siga o RDN no Google e tenha acesso a resumos e spoilers das novelas antes de todo mundo.
São elas: um flashback envolvendo Alaorzinho (Daniel de Oliveira) e Janete (Letícia Spiller); Jean Carlos (Ricardo Pereira) fazendo negócio com um traficante de animais; um sonho de Agrado (Isadora Cruz) com a avó, Cecília (Paula Fernandes) — só apareceu em um flashback — ; uma cena envolvendo Ronei (Thomás Aquino); Jean Carlos conversando com um capanga; Zilá (Leandra Leal) conversando com a empregada; e uma conversa entre Janete e Agrado após a briga trágica com Jean Carlos.
Além disso, a ordem de exibição das cenas acabou sendo alterada, como a primeira aparição de Jean Carlos, que acontecia antes. A ambientação de algumas sequências, como a tragédia que causou a morte do crápula, prevista para se desenvolver numa ribanceira perto de uma estrada, também foi mudada.
O encerramento do primeiro capítulo seguiu o original em partes, com João Raul (Filipe Bragança) fazendo sucesso anos depois. No entanto, também não escapou dos cortes.
Efeito dominó
Desde então, os capítulos de Coração Acelerado estão passando por pequenas mudanças. Com uma duração na programação menor do que o escrito pelas autoras Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento, os capítulos tiveram seus encerramentos modificados.
Sequências aleatórias tem sido os ganchos dos capítulos. Em uma semana, a equipe da trama já “ganhou” o equivalente a mais de meio capítulo de arte na edição. A antecessora, Dona de Mim, também passou pelo mesmo problema, mas demorou mais tempo para ter seus capítulos alterados e não teve cenas cortadas para ajustes.


