• Interior
  • 13 de dezembro de 2024
  • No Comment
  • 16
  • 4 minutes read

Detran Goiás vai punir autoescolas que não aprovarem 60% dos candidatos à habilitação

Dos 609 CFCs que aplicaram exames práticos de direção em Goiás até 12 de dezembro, 406 alcançaram o mínimo de…

Dos 609 CFCs que aplicaram exames práticos de direção em Goiás até 12 de dezembro, 406 alcançaram o mínimo de aprovação

Detran Goiás vai punir autoescolas que não aprovarem 60% dos candidatos à habilitação (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) vai exigir dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) índice de, no mínimo, 60% em relação à aprovação de candidatos à habilitação em provas práticas e teóricas no Estado. Conforme a autarquia, trata-se de cumprimento da Resolução 789 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Dos 609 CFCs que aplicaram exames práticos de direção em Goiás até 12 de dezembro, 406 alcançaram o mínimo de aprovação. Foram 263.165 provas práticas e o índice geral de aprovação foi de 63%. Nos exames teóricos, a média foi de 67%.

A exigência visa a melhoria dos serviços e, consequentemente, dos índices de aprovação. Na segunda-feira (16), o presidente da autarquia, Delegado Waldir, vai realizar uma coletiva sobre o assunto, às 9h.

O que diz a resolução do Contran

O artigo 49 do Contran afirma que “para a renovação do credenciamento, o CFC deverá apresentar índices de aprovação de seus candidatos de, no mínimo, 60% nos exames teóricos e práticos, referentes aos 12 meses anteriores ao mês da renovação do credenciamento”.

Contudo, é preciso que o órgão de trânsito do Estado estabeleça “ações de acompanhamento, controle e avaliação das atividades e dos resultados de cada CFC, de forma sistemática e periódica, emitindo relatórios e oficiando aos responsáveis pelas entidades credenciadas”.

Ainda conforme a resolução, quando o CFC não atingir o índice mínimo de aprovação em períodos que não ultrapassem três meses, o Detran deverá solicitar ao Diretor de Ensino da autoescola uma proposta de planejamento para mudar os resultados.

“Persistindo o índice de aprovação inferior ao estabelecido (…), após decorridos três meses, os instrutores e os diretores do CFC deverão participar de treinamento de reciclagem e atualização extraordinários sob a responsabilidade do órgão ou entidade executivos de trânsito do Estado ou do Distrito Federal”.

Continue Lendo

Acidente com três veículos deixa uma pessoa morta em Itumbiara no sábado

Acidente com três veículos deixa uma pessoa morta em…

Asfalto estava molhado no momento e pode ter contribuído para a colisão Publicado em: 22/12/2024 12:24 (Foto: Reprodução) Uma pessoa morreu…

Sobe para 41 o número de mortos em acidente…

RIO DE JANEIRO (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou que subiu para 41 o número de mortos no…
Motociclista fica ferido após colidir com uma caçamba de lixo em Ipameri

Motociclista fica ferido após colidir com uma caçamba de…

Durante o trabalho de primeiros socorros, o homem teve uma parada cardiorrespiratória Publicado em: 22/12/2024 10:51 (Foto: Reprodução) Um homem de…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *