• Política
  • 11 de dezembro de 2024
  • No Comment
  • 6
  • 4 minutes read

Secretário de Saúde de Mabel diz que prioridade é pagar dívidas e sanear contas

Ele ainda projeta "estancar" a crise já no primeiro mês de gestão Publicado em: 11/12/2024 14:40 O médico especializado em…

Ele ainda projeta “estancar” a crise já no primeiro mês de gestão

O médico especializado em gestão pública de Saúde, Luiz Gaspar Pellizzer, que assumirá o comando da pasta na gestão do prefeito eleito Sandro Mabel (UB), em janeiro de 2025, destacou nesta quarta-feira (11), que sua principal missão será de regularizar e negociar as dívidas existentes no órgão que convive com bloqueios milionários e passou por uma das crises mais sintomáticas da história à ponto de um pedido de intervenção ter sido aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Ele foi apresentado na manhã desta quarta-feira (11) por Mabel, em informação antecipada pelo Mais Goiás. Entre as metas de sua gestão, Pellizzer destacou a regularização de pagamentos e renegociação de pendências passadas. “Vamos garantir o pagamento em dia, a partir de janeiro, e sentar com as partes envolvidas para resolver questões financeiras acumuladas. Também é fundamental desbloquear recursos judiciais, em negociação com o Ministério Público, para assegurar que a saúde volte a funcionar plenamente”, declarou.

Com mais de uma década de experiência no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma trajetória marcada por cargos de gestão em Aparecida de Goiânia, Pellizzer destacou que sua preparação para o cargo começou antes mesmo de ser oficializado como secretário. “Nosso trabalho começou na comissão de transição, levantando dados e elencando os principais problemas. Desde o final de outubro, também participamos do gabinete de crise, que já nos envolveu nas decisões estratégicas”, explicou.

O novo secretário pretende trazer para Goiânia as práticas executadas em Aparecida de Goiânia, onde atuou por seis anos em cargos de coordenação. “Aparecida estruturou sua saúde com três UPAs, um hospital municipal e um sistema de monitoramento de pacientes. Queremos levar essas experiências bem-sucedidas para Goiânia e alinhá-las com o Estado para fortalecer a Secretaria de Saúde”, afirmou. Lá, ele trabalhou ao lado de Alessandro Magalhães, que comandou a pasta aparecidense durante a gestão Gustavo Mendanha (MDB). Magalhães foi responsável por apresentá-lo a Mabel.

Pellizzer destacou os avanços obtidos desde a instalação do gabinete de crise, que permitiram reduzir significativamente o número de solicitações de leitos de UTI. “Chegamos a ter quase 40 pedidos de UTI no início de novembro. Hoje, trabalhamos com 7 ou 8 solicitações, e a maioria dos pacientes é atendida em menos de 24 horas. Embora não seja possível dizer que a crise passou, ela foi controlada e está sendo debelada”, pontuou.

O secretário afirmou ainda que houve um abastecimento básico de medicamentos e uma redução na espera por internações, indicando que a situação pode ser estabilizada até o final de janeiro. “A crise caminha para o fim, talvez até antes do previsto”, completou.

Continue Lendo

Caiado minimiza sentença judicial e reforça pré-candidatura em 2026

Caiado minimiza sentença judicial e reforça pré-candidatura em 2026

Governador disse que respeita decisão Publicado em: 11/12/2024 20:58 Caiado em coletiva com a imprensa, explica sobre jantares no Palácio (Foto:…
Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e tornar Caiado inelegível: “desproporcional”

Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Advogados apontam ainda fragilidade das provas apresentadas e contradição com a jurisprudência Publicado em: 11/12/2024 17:56…
Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Ele estava preso há cerca de seis meses Publicado em: 11/12/2024 16:14 Cacai vai usar tornozeleira…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *