• Política
  • 9 de dezembro de 2024
  • No Comment
  • 10
  • 4 minutes read

Intervenção na saúde: TJ julga pedido nesta segunda, em Goiânia

Pedido ocorre após recomendação do MPGO na última sexta-feira (6) Publicado em: 09/12/2024 13:10 Última atualização: 09/12/2024 13:19 Tribunal de…

Pedido ocorre após recomendação do MPGO na última sexta-feira (6)

Tribunal de Justiça de Goiás avalia pedido de intervenção na tarde desta segunda-feira (9) (Foto: Divulgação)

Acontece nesta segunda-feira (9/12) o julgamento do pedido de intervenção estadual na Saúde da Prefeitura de Goiânia. O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) agendou a sessão para as 13h30. O pedido foi apresentado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), em meio a uma crise sem precedentes no sistema de saúde municipal, marcada por falta de insumos, paralisações de médicos e episódios de precariedade nas unidades de atendimento.

O MP-GO justifica o pedido de intervenção estadual na saúde de Goiânia com base em graves violações de direitos fundamentais, como o acesso à saúde e à vida. Para o órgão, a gestão municipal perdeu a capacidade de administrar a área, exigindo a intervenção do governo estadual para reorganizar o setor. Caso o TJGO aprove a medida, caberá ao governador Ronaldo Caiado decretar a intervenção e nomear um interventor para assumir a gestão financeira e operacional da Saúde de Goiânia.

O julgamento ocorre em um cenário crítico. Nesta mesma segunda-feira, médicos credenciados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iriam iniciar uma paralisação de três dias, reivindicando melhores condições de trabalho, regularização de salários e abastecimento de insumos. Entretanto, a greve foi suspensa diante de uma decisão Judicial.

A crise se intensificou nas últimas semanas com denúncias de irregularidades administrativas e trocas frequentes de secretários, culminando na prisão do ex-titular da pasta, Wilson Pollara e renúncia relâmpago da sucessora, Cynthia Mathias.

Continue Lendo

Caiado minimiza sentença judicial e reforça pré-candidatura em 2026

Caiado minimiza sentença judicial e reforça pré-candidatura em 2026

Governador disse que respeita decisão Publicado em: 11/12/2024 20:58 Caiado em coletiva com a imprensa, explica sobre jantares no Palácio (Foto:…
Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e tornar Caiado inelegível: “desproporcional”

Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Advogados apontam ainda fragilidade das provas apresentadas e contradição com a jurisprudência Publicado em: 11/12/2024 17:56…
Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Ele estava preso há cerca de seis meses Publicado em: 11/12/2024 16:14 Cacai vai usar tornozeleira…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *