• Política
  • 31 de outubro de 2024
  • No Comment
  • 10
  • 3 minutes read

Câmara de Goiânia derruba veto e aprova carteirinha para pacientes de cannabis medicinal

Com a decisão desta quarta-feira (30), a medida segue para promulgação pelo Legislativo Publicado em: 30/10/2024 17:06 Última atualização: 30/10/2024…

Com a decisão desta quarta-feira (30), a medida segue para promulgação pelo Legislativo

Câmara dos Vereadores de Goiânia (Foto: Divulgação)

O plenário da Câmara Municipal de Goiânia ratificou a criação da carteirinha de identificação para pacientes que utilizam medicamentos à base de cannabis medicinal, ao derrubar o veto do prefeito Rogério Cruz (SD). O projeto, de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), havia sido aprovado em definitivo em junho, mas sofreu veto integral do Executivo. Com a decisão desta quarta-feira (30), a medida segue para promulgação pelo Legislativo.

A nova legislação autoriza a emissão gratuita da carteirinha, que será disponibilizada a pacientes com prescrição médica para o uso de cannabis medicinal. O documento, conforme argumenta o vereador Kitão, proporciona aos usuários um comprovante oficial que respalda legalmente o uso terapêutico da substância. A medida está em linha com a Lei Municipal n° 10.611, também proposta por Kitão, que regulamenta o uso de cannabis medicinal em Goiânia e permite a distribuição dos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Kitão defende que a carteirinha traz mais segurança jurídica aos pacientes e auxilia na prevenção de possíveis conflitos legais envolvendo o uso de cannabis medicinal. “O documento ajudará a evitar problemas jurídicos, fornecendo uma identificação clara e segura para os pacientes que dependem dessa medicação. Além disso, busca conscientizar a sociedade sobre a importância e legitimidade do uso terapêutico da cannabis,” ressaltou o vereador.

O veto foi derrubado após parecer favorável à manutenção do projeto, que já havia sido aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a promulgação, Goiânia será uma das cidades pioneiras na criação de uma identificação oficial para pacientes de cannabis medicinal.

Continue Lendo

Prefeituras devem R$ 38 milhões em subsídios ao transporte…

Prefeituras da região metropolitana de Goiânia que participam dos repasses para o subsídio que mantém a tarifa de remuneração do transporte…
De Londres, Mabel acompanhará reunião de transição que discutirá revitalização do Centro de Goiânia

De Londres, Mabel acompanhará reunião de transição que discutirá…

Prefeito eleito está na Inglaterra para participar de evento do União Brasil Publicado em: 21/11/2024 11:54 Sandro Mabel e Jovair Arantes…
Vilela articula parcerias com setor produtivo antes de assumir Prefeitura de Aparecida

Vilela articula parcerias com setor produtivo antes de assumir…

Ações culturais também estão no radar das parcerias futuras Publicado em: 21/11/2024 11:43 Leandro Vilela, com Marcelo Baiocchi e Leopoldo Veiga…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *