Autoridades disseram que decisão de cancelar shows de bandas de heavy metal foi incompatibilidade com valores sociais
Bandas de heavy metal têm show cancelados após serem acusadas de ‘satanismo’ (Foto: Pixabay)
(O Globo) Um distrito de Istambul cancelou, nesta terça-feira, as apresentações de duas bandas de heavy metal acusadas de “satanismo” por movimentos islâmicos e ordenou o fechamento temporário do local onde iriam tocar. As autoridades de Besiktas, um bairro do centro da capital, anunciaram o cancelamento dos shows da banda russa Slaughter to Prevail e da polonesa Behemoth.
- 13 bandas de rock de Goiânia para você ouvir
Em um comunicado, as autoridades explicam terem decidido por tal medida devido à “incompatibilidade” com seus “valores sociais”. Além disso, o Zorlu Center, onde os shows aconteceriam, está proibido de receber “todo tipo de concertos, festivais, grupos e programas pagos” nos dias 10 e 11 de fevereiro.

A decisão foi tomada depois que o jornal Yeni Akit, próximo ao partido islâmico-conservador no poder na Turquia, fez uma série de apelos nas redes sociais. Sob o título “Os filhos satânicos do diabo chegam a Istambul”, o veículo afirmou que os dois grupos foram “proibidos e expulsos da Rússia e da Polônia por difundir propaganda satânica e envenenar” a mente dos jovens.
O jornal exigiu a proibição de ambos os shows e acusou tais bandas de “promover o satanismo por meio de escritos e imagens que representam o diabo”. O vocalista “Alex Terrible”, do Slaughter to Prevail, reagiu no Instagram com um vídeo em inglês e russo, com legendas em turco, no qual denuncia “um grupo de islâmicos [que] pressionou o governo”, acusando-os de fazer “propaganda satânica”.
“É absolutamente falso. Eu acredito em Deus. Mas estamos aqui como convidados e não podemos fazer nada contra o governo turco. É uma situação muito triste”, afirmou.


