- Esportes
- 20 de novembro de 2024
- No Comment
- 9
- 4 minutes read
Confira como foi o retrospecto da seleção brasileira em 2024
A seleção brasileira em 2024 teve um aproveitamento de apenas 59,52% em 14 jogos no ano Publicado em: 20/11/2024 9:54…
A seleção brasileira em 2024 teve um aproveitamento de apenas 59,52% em 14 jogos no ano
Jogo da seleção brasileira contra o Uruguai pelas Eliminatórias. Foto: Rafael Ribeiro – CBF
A seleção brasileira terminou o ano assim como começou, sem engrenar e sem praticar um futebol vistoso para o torcedor. Nesta última terça-feira (19/11), o time canarinho ficou apenas no empate por 1 a 1 contra o Uruguai jogando na Arena Fonte Nova, e a equipe do técnico Dorival Júnior acabou, mais uma vez, vaiada pelo público.
O ano começou com a troca no comando técnico, com Dorival Júnior assumindo o posto de Fernando Diniz. Vindo de bons trabalhos no Flamengo e São Paulo, o treinador até começou a temporada bem, com uma vitória sobre a Inglaterra, em Wembley. Porém, os empates teimaram em seguir a seleção brasileira.
Em 2024, o time brasileiro disputou 14 jogos. Desses, foram apenas 6 vitórias, 7 empates e 1 derrota. A seleção brasileira terminou a temporada com um aproveitamento de apenas 59,52%. A equipe marcou 22 vezes, mas sofreu 12 gols ao longo do ano.
“O trabalho vem melhorando a cada momento. Percebo isso em todas colocações dos jogadores. Essas últimas duas partidas tivemos um bom volume, poderíamos ter uma sorte melhor, um gol a mais daria a chance de finalizarmos este ano na segunda posição. Acho que muitas coisas mudaram. Estamos num caminho, queremos o resultado, estamos próximos que isso aconteça, mas temos que ter paciência para encontrar a equipe ideal, uma que passe mais confiança ao torcedor”, falou o técnico Dorival Júnior.
Jogos no ano
O trabalho de Dorival Júnior começou a ser testado contra algumas gigantes do futebol mundial, como Inglaterra e Espanha. O time até se portou bem e conseguiu uma vitória e um empate. Porém, nos amistosos seguintes, a equipe já começou a derrapar: uma vitória nos acréscimos contra o México e um empate contra os EUA.
A primeira decepção ocorreu na Copa América, onde o time deixou a desejar. Na primeira fase, a equipe empatou com Costa Rica e Colômbia, e a única vitória foi contra o Paraguai. No mata-mata, o time enfrentou logo de cara o Uruguai e, após um empate no tempo normal, a seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis.
Nas Eliminatórias, o Brasil também não conseguiu engrenar e apresentar um bom futebol. O time venceu com dificuldades o Equador e o Chile, empatou com a Venezuela e o Uruguai, e também foi derrotado pelo Paraguai. O único jogo de destaque foi a goleada contra o Peru, por 4 a 0.