Wagner Moura lamenta regra que impede Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘O Agente Secreto’, de vencer Oscar – Globo

Redação
3 Min Read
Wagner Moura lamenta regra que impede Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘O Agente Secreto’, de vencer Oscar – Globo

O longa disputa em quatro categorias, incluindo Melhor Ator, Melhor Filme e Melhor Filme Internacional


O ator Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça Filho
O ator Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça Filho — Foto: Getty

Wagner Moura reclamou de uma regra antiga da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que impede que Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘O Agente Secreto’, seja considerado oficialmente um indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Em entrevista à revista norte-americana Variety publicada nesta semana, o astro brasileiro de 49 anos celebrou o reconhecimento de seu trabalho, mas destacou que gostaria de ver uma mudança na categoria que tem ‘O Agente Secreto’ como um dos principais candidatos.

Wagner Moura em cena de 'O Agente Secreto' — Foto: Divulgação
Wagner Moura em cena de ‘O Agente Secreto’ — Foto: Divulgação

O longa, aliás, está na disputa por outras três estatuetas: Melhor Filme, Melhor Ator (para Wagner) e Melhor Direção de Elenco. Caso a vitória na categoria destinada a produções estrangeiras venha, no entanto, Kleber não será considerado um vencedor do Oscar.

Isso porque a estatueta é entregue ao país que enviou o filme como representante. Ou seja, o Oscar pertenceria ao Brasil — ainda que os nomes dos cineastas envolvidos sejam gravados na estatueta.

O diretor Kleber Mendonça Filho — Foto: Reprodução/Instagram
O diretor Kleber Mendonça Filho — Foto: Reprodução/Instagram

Wagner concordou que essa regra precisa “desesperadamente” de uma atualização e rasgou elogios para o trabalho de Kleber, que também assina o roteiro do longa. “Eu acho que o roteiro dele é brilhante. O roteiro de ‘O Agente Secreto’ é uma das melhores coisas que eu já li. Kleber é a razão desse filme ser bem-sucedido”, ele defendeu.

A admiração entre eles, aliás, surgiu muitos anos antes da parceria nas telonas. “Quando eu vi o primeiro longa dele, ‘O Som ao Redor’, pensei: ‘Preciso trabalhar com esse cara’. É profundamente enraizado na tradição brasileira do cinema político, mas é tão único”, Wagner acrescentou.

O ator Wagner Moura com o Globo de Ouro vencido por ele por O Agente Secreto (2025) em 11 de janeiro de 2026 — Foto: Getty Images
O ator Wagner Moura com o Globo de Ouro vencido por ele por O Agente Secreto (2025) em 11 de janeiro de 2026 — Foto: Getty Images

Vale destacar que com uma improvável vitória de ‘O Agente Secreto’ na principal categoria da noite, Melhor Filme, Kleber não receberia o Oscar por seu trabalho na direção, mas poderia levar o prêmio por ser um dos produtores. A Academia entrega a estatueta a no máximo três produtores, levando em consideração os créditos registrados e a relevância de suas funções para a realização do projeto.

Confira abaixo o trailer de ‘O Agente Secreto’, longa que fez história com quatro indicações ao Oscar.

Mais recente Próxima Jacob Elordi revela que teve queimaduras de segundo grau após decidir tomar mais banhos para filme com Margot Robbie

Share This Article