Home Mundo Vitória da esquerda na França é ‘inspiração’, mas também ‘recado’ sobre reforçar aliança com o centro, dizem aliados de Lula
Mundo

Vitória da esquerda na França é ‘inspiração’, mas também ‘recado’ sobre reforçar aliança com o centro, dizem aliados de Lula

Em redes sociais, Lula disse que o resultado na França, assim como a vitória dos Trabalhistas no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da Justiça social. E que precisa servir de inspiração para a América do Sul.

Aliados do presidente brasileiro afirmaram ao blog, por outro lado, que o cenário francês também passa um recado em sentido quase inverso ao Brasil.

Se os parlamentares de centro na França cederam espaço e se aliaram à esquerda para formar um “cordão sanitário” capaz de barrar a extrema-direita, no Brasil há chances de que aconteça o contrário. Ou seja, uma eventual aliança do Centrão com a extrema-direita nas eleições futuras.

Por isso, segundo esses aliados, o governo Lula precisa se aproximar do centro – e do Centrão – para evitar uma ascensão da extrema-direita no país. Grupo, aliás, que pode mostrar força já nas eleições municipais de outubro.

Eleições na França: esquerda vence eleições legislativas, mas não forma maioria para governar

Eleições na França: esquerda vence eleições legislativas, mas não forma maioria para governar

‘Cordão sanitário’

A estratégia vitoriosa na França para afastar a extrema-direita do governo envolveu uma complexa união entre o centro e a esquerda. Em vários distritos, candidatos de uma dessas frentes abrirão mão de suas candidaturas para reforçar uma candidatura democrática mais bem posicionada.

A união deu resultado. A esquerda ganhou mais assentos no parlamento, e os partidos de centro ligados a Emmanuel Macron ficaram em segundo.

A extrema-direita, grande vitoriosa no primeiro turno há uma semana, ficou apenas em terceiro no resultado final. Ainda assim, dobrou de tamanho.

Agora, a esquerda reivindica formar um novo governo. Macron quer manter o atual primeiro-ministro Gabriel Attal, que chegou a colocar o cargo à disposição.

O atual presidente, porém, vai ter de negociar com a esquerda, porque não tem maioria no Parlamento – uma situação nova para Macron.

Continue Lendo

Joe Biden é fotografado usando boné em apoio a Donald Trump; Casa Branca fala em gesto de união

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi fotografado colocando um boné...

Boric diz que lutará por revogação de anistia para crimes contra os Direitos Humanos durante a ditadura Pinochet

O anúncio de Boric ocorreu durante evento para relembrar os 51 anos...

Anatomia de um boato: de onde Trump tirou história de que imigrantes comem pets de americanos

Durante o debate com a democrata Kamala Harris na noite de terça,...

Bodybuilder que comia 16.500 calorias diárias morre aos 36 anos após parada cardíaca

Atleta da Bielorússia Illia ‘Golem’ Yefimchyk foi ressuscitado pelos médicos, mas teve...