Autoridades emitiram alerta de risco à saúde para os estados de Nevada e Califórnia. Em Las Vegas, temperaturas mínimas ficarão acima dos 30ºC até sexta-feira (12).
Gizes de cera derretem com o calor de quase 50ºC nos EUA
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) resolveu fazer um experimento diante da onda de calor que atinge o país. Um conjunto de giz de cera foi colocado sob a luz do Sol durante o domingo (7), em Las Vegas. Em poucas horas, os materiais derreteram. Veja no vídeo acima.
Segundo o NWS, a temperatura máxima registrada no domingo em Las Vegas foi de 48,8ºC — recorde desde o início das medições. Já nesta segunda-feira (8), o dia foi mais “fresco”, com máxima de 46,1ºC.
A onda de calor deve continuar na região até o fim de semana. As autoridades norte-americanas emitiram um alerta de risco à saúde para os estados da Califórnia e Nevada. No entanto, outras regiões do país também são afetadas pelas altas temperaturas.
Em Las Vegas, as mínimas devem ficar acima dos 30ºC nos próximos dias, com máximas acima dos 45ºC até sexta-feira (12).
Em algumas regiões, as temperaturas estão até 10ºC acima do normal para a época do ano. Ao menos uma morte foi confirmada devido ao calor, segundo as autoridades.
A onda de calor também aumentou o risco para incêndios florestais. Na Califórnia, por exemplo, bombeiros trabalham há dias para tentar conter as chamas em uma região de mata. Dezenas de pessoas precisaram deixar suas casas.
Calor derreteu conjunto de giz de cera, em Las Vegas, nos Estados Unidos — Foto: NWS
Gizes de cera derretem diante de calor de quase 50ºC nos Estados Unidos — Foto: Matt Woods/NWS