• Política
  • 11 de janeiro de 2025
  • No Comment
  • 23
  • 4 minutes read

Venezuela fecha fronteira com Brasil, em Roraima

A medida, deve durar até a próxima segunda-feira (13), conforme informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Publicado em:…

A medida, deve durar até a próxima segunda-feira (13), conforme informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Fronteira Brasil-Venezuela é fechada durante posse de Nicolás Maduro (Imagem: Divulgação/ PMRR)

O governo venezuelano determinou o fechamento da fronteira com o Brasil, na cidade de Pacaraima, Roraima, na ultima sexta-feira (10), data da posse de Nicolás Maduro para o terceiro mandato como presidente da Venezuela. A medida, que interrompe o tráfego de veículos entre os dois países, deve durar até a próxima segunda-feira (13), conforme informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Militares da Guarda Nacional Bolivariana posicionaram cones na divisa e assumiram postos de controle no local, restringindo o acesso. Apesar da restrição veicular, o fluxo de pedestres permanece ativo e, segundo a Polícia Militar de Roraima (PMRR), o movimento segue com “leve redução no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas”.

A decisão unilateral do governo venezuelano ocorre em um momento de tensão diplomática. O Brasil, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, não reconheceu oficialmente nem a vitória de Maduro nem a de Edmundo González, o principal opositor e candidato que alega ter vencido as eleições presidenciais venezuelanas. A falta de transparência no processo eleitoral de 2024 agravou o distanciamento entre os dois países.

Em junho de 2024, o trecho também foi bloqueado em contexto similar, às vésperas das eleições presidenciais venezuelanas, que foram marcadas por denúncias de fraude e protestos internacionais.

Nota da  Polícia Militar de Roraima na ìntegra:
“As movimentações na cidade de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, seguem dentro da normalidade, com registro de leve redução no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas. Ressalta que informações relativas especificamente a questões de fronteira são de responsabilidade do Governo Federal. Mesmo assim, a PMRR permanece monitorando a movimentação na cidade brasileira em razão da posse presidencial nesta sexta-feira, 10. Também é importante ressaltar que, historicamente, em situações similares, a Venezuela impõe restrições à passagem em seu território pela fronteira em Pacaraima.”

O Ministério da Justiça também se manifestou, confirmando que o fechamento foi uma decisão autônoma das autoridades venezuelanas. Até o momento, o governo brasileiro monitora a situação sem previsão de ações específicas para reverter o bloqueio.

Continue Lendo

Mega-Sena oferece prêmio de R$ 21 milhões neste sábado (15/3)

Mega-Sena oferece prêmio de R$ 21 milhões neste sábado…

O prêmio inclui um adicional da arrecadação dos cinco concursos anteriores, conforme as normas Publicado em: 15/03/2025 13:14 O sorteio será…
Anápolis: Márcio Corrêa retoma atividades e reforça foco nos 100 primeiros dias de gestão

Anápolis: Márcio Corrêa retoma atividades e reforça foco nos…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Prefeito manteve-se ativo durante a internação Publicado em: 15/03/2025 6:32 Corrêa: "Nosso foco é transformar compromissos…
Estabelecimento comercial de Rio Verde é investigado por fraude em medidor de energia

Estabelecimento comercial de Rio Verde é investigado por fraude…

Equatorial Goiás, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado, já realizou 63 operações e 39 prisões apenas em 2025 Publicado…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *