Foi divulgada, nesta quinta-feira (6/6), a data para a premiação da Bola de Ouro, principal troféu individual de melhor do mundo. Vale lembrar que, a partir deste ano, a revista France Football está organizando o evento em parceria com a Uefa.
Leia também
A cerimônia ocorrerá em 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França. Os 30 indicados serão revelados no dia 4 de setembro. A premiação conta com uma votação de jornalistas dos 100 países melhores posicionados no ranking da Fifa.
O prêmio avalia o rendimento no período da temporada europeia (segundo semestre de um ano e primeiro semestre do próximo), uma das mudanças postas em prática desde março de 2022.
Ao todo, a cerimônia distribuirá 10 prêmios. As novidades na lista são as categorias de melhor técnico no futebol masculino e melhor técnica(o) no futebol feminino. Confira:
Bola de Ouro (masculino), para o melhor jogador da temporada
Bola de Ouro (feminino), para a melhor jogadora da temporada
Clube do Ano (masculino), para o melhor time da temporada
Clube do Ano (feminino), para a melhor equipe da temporada
Troféu Kopa, para o melhor jovem da temporada
Troféu Yashin, para o melhor goleiro da temporada
Troféu Gerd Müller, para o artilheiro da temporada
Prêmio Sócrates, para iniciativas em projetos sociais
Técnico do Ano (masculino), para o melhor treinador da temporada
Técnico do Ano (feminino), para o(a) melhor treinador(a) da temporada
Entre os homens, Vinícius Júnior aparece como grande favorito. Campeão e eleito melhor jogador da Champions League 2023/24 e também vencedor da LaLiga e Supercopa da Espanha, ele disputará a Copa América entre os dias 20 de junho até 14 de julho.
Em 2023, Messi faturou a Bola de Ouro pela oitava vez, e, no feminino, com Aitana Bonmatí, a sua primeira da carreira.