Tragédia em Itumbiara: Thales era cotado para disputar eleição de deputado estadual

No fim de janeiro, o prefeito do município, Dione Araújo (União Brasil), o lançou como pré-candidato

Tragédia em Itumbiara: Thales era cotado para disputar eleição de deputado estadual

Tragédia em Itumbiara: Thales era cotado para disputar eleição de deputado estadual (Foto: Reprodução)

Thales Machado, secretário de Itumbiara que atirou contra os filhos e depois se matou nesta quinta-feira (12), era cotado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na eleição deste ano. No fim de janeiro, o prefeito do município, Dione Araújo (União Brasil), o lançou como pré-candidato em entrevista à rádio Módulo FM.

Ao veículo local Jornal Líder, o prefeito falou da necessidade de “ter um deputado que venha atender às nossas necessidades”. Ainda na entrevista, o prefeito reforçou que o secretário, seu genro, era jovem, mas tinha a confiança da gestão.

“É isso que Itumbiara precisa, de um deputado que ajude a cuidar da cidade. Por isso, estamos lançando a pré-candidatura, com apreciação da nossa população, de Thales Machado. Como pré-candidato a deputado. Um deputado de Itumbiara, do Sul de Goiás.”

Tragédia

O secretário de Governo da prefeitura de Itumbiara, Thales Machado, morreu nesta quinta-feira após atirar contra os próprios filhos. A criança mais velha, de 12 anos, faleceu minutos após dar entrada no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC). O mais novo, de oito anos, foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e veio a óbito horas depois.

Na noite de quarta-feira (11), horas antes da tragédia, Thales fez uma publicação em uma rede social com declarações de amor aos filhos. Um deles fazia uma aula de artes marciais, enquanto o outro desenhava num caderno, no colo do pai. Na postagem, ele manifestou seu carinho pelos jovens. “Que Deus abençoe sempre, meus filhos… Papai ama muito”, escreveu. As mensagens de amor às crianças eram comuns no perfil do homem.

Ainda não há detalhes oficiais sobre como o crime aconteceu. O caso está sendo investigado.

Thales Machado era genro do prefeito Dione Araújo, que teve as redes sociais invadidas por manifestações de apoio. “Que Deus conforte. Que tragédia”, escreveu a seguidora Julianna Sena na última publicação feita por Dione, um vídeo que trata de um programa municipal de saúde. “Que tristeza na vida dessa família e dessa cidade”, escreveu Carla Maragno.

Uma outra seguidora publicou uma reflexão sobre o assunto: “O machismo mata e não só mulheres. Para punir a mulher, ele tira a vida dos próprios filhos, duas crianças que teriam uma vida pela frente, porque o pai, um adulto de 40 anos, não consegue conviver com a frustração de ter sido traído e simplesmente por um fim na única coisa que resolveria, que era o divórcio, e mais nada. Que ele pague na eternidade!”

Investigação

Nesta quinta-feira, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) começa a ouvir as testemunhas da tragédia em Itumbiara. Na mesma data, o secretário de Governo da prefeitura, Thales Machado, tirou a própria vida após disparar contra os filhos, de 12 e 8 anos.

Delegado responsável pelo caso, Felipe Sala não deu mais detalhes. “O Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) não comentará o caso em respeito ao sigilo das informações, especialmente por envolver menores, e em solidariedade ao luto da família.” Ele confirmou, contudo, que a corporação começa a ouvir as testemunhas que não têm relação com a família nesta quinta-feira. “Como os militares que chegaram primeiro ao local.”

Mais Goiás apurou que as autoridades querem identificar a procedência do armamento e verificar se ele pertencia legalmente ao secretário de governo ou se foi fornecido por terceiros. Para reconstruir a dinâmica do caso, os investigadores pretendem ouvir testemunhas e familiares das vítimas, além de analisar as imagens das câmeras de segurança do condomínio. 

LEIA TAMBÉM:

Futebol, viagens e shows: secretário que matou os filhos em Itumbiara destacava relação com a família nas redes sociais