Totens de monitoramento começam a operar no Complexo Jamel Cecílio, em Goiânia

Os equipamentos incluem leitura de placas, monitoramento visual e reconhecimento facial

WhatsApp Image 2026-02-08 at 11.28.59

Totens vão interditar o trânsito em situações de alagamento | Foto: Alex Malheiros/Prefeitura de Goiânia

Da Redação

Os primeiros totens de monitoramento instalados pela Prefeitura de Goiânia no Complexo Jamel Cecílio começaram a funcionar neste domingo (8/2). O sistema reúne câmeras, sensores e inteligência artificial para acompanhar o fluxo de veículos, detectar riscos de alagamento e orientar motoristas durante o período de chuvas intensas, segundo o prefeito Sandro Mabel.

De acordo com a prefeitura, os equipamentos monitoram a via de forma contínua e incluem leitura de placas, monitoramento visual e reconhecimento facial. A operação das cancelas pode ser acionada de forma remota ou automática, conforme a situação.

Os totens atuam de forma integrada a painéis de LED que informam, em tempo real, as condições da via e os alertas ao motorista. As cancelas, por sua vez, são utilizadas apenas em situações de emergência, quando há necessidade de interromper o tráfego por risco de alagamento.

No total, o Complexo Jamel Cecílio conta com cinco totens. A prefeitura afirma que trabalha na instalação de 27 unidades em outros pontos da cidade, com prioridade para áreas com histórico de alagamentos, como a Avenida 85 e a Marginal Botafogo, além de prever a transferência dos equipamentos conforme obras de drenagem avancem.

Leia também:

  • Prefeitura de Goiânia vai instalar cancelas automáticas para fechar Marginal Botafogo e Avenida 87 em dias chuvosos