• Interior
  • 26 de março de 2025
  • No Comment
  • 15
  • 3 minutes read

TJGO diz que descontos em salário de superendividado não podem ultrapassar 30%

Na primeira instância, o magistrado considerou que não poderia conceder a liminar no processo de superendividamento sem antes uma audiência…

Na primeira instância, o magistrado considerou que não poderia conceder a liminar no processo de superendividamento sem antes uma audiência de conciliação, mas o autor recorreu

TJGO diz que descontos em salário de superendividado não podem ultrapassar 30%

TJGO diz que descontos em salário de superendividado não podem ultrapassar 30% (Foto: Freepik)

A desembargadora Roberta Nasser Leone, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), entendeu que a descontos em salário de superendividado não podem ultrapassar 30%. A medida ocorre após recurso de um policial militar à Corte, uma vez que uma decisão de primeiro grau negou o pedido. O caso foi divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Rota Jurídica.

Na primeira instância, o magistrado considerou que não poderia conceder a liminar no processo de superendividamento sem antes uma audiência de conciliação. O policial, então, recorreu ao TJGO e a desembargadora relatora entendeu por limitar os descontos sobre a remuneração.

“Embora o procedimento previsto pela Lei nº 14.181/2021 tenha natureza inicialmente conciliatória, não vejo fundamento para que as medidas coercitivas previstas no § 2º do art. 104-A só possam ser adotadas após a formalização da audiência de conciliação, o que ainda não havia ocorrido neste caso”, disse ela.

Ainda segundo a magistrada, “neste caso, os valores descontados ultrapassam os percentuais permitidos pela legislação, que variam entre 30% e 35% da remuneração, já deduzidos os descontos obrigatórios. Assim, configurado o perigo de dano, é imprescindível a concessão da tutela pretendida”.

Advogados do PM, Diêgo Vilela e Vitor Santos Ferreira afirmaram que os descontos feitos pela instituição financeira responsável pelo empréstimo consignado ultrapassavam o limite legal e comprometiam a renda do autor. Eles ainda apontaram que a legislação permite a adoção de medidas coercitivas antes da audiência de conciliação.

LEIA TAMBÉM:

‘Inquérito imprestável’, diz advogado de marido de Karine Gouveia

Continue Lendo

Novas imagens mostram acidente que vitimou motociclista na Perimetral Norte, em Goiânia

Novas imagens mostram acidente que vitimou motociclista na Perimetral…

Condutora de caminhonete perdeu o controle do veículo e atropleou o produtor musical Martinho Douglas, que morreu no local Publicado em:…
Homem é preso por importunação sexual e tentativa de estupro em Rio Verde

Homem é preso por importunação sexual e tentativa de…

O suspeito, que apresentava sinais de embriaguez, abordou uma mulher e, em seguida, tentou agarrar três crianças em uma pisa de…
Dupla é presa por tentativa de homicídio em Luziânia

Dupla é presa por tentativa de homicídio em Luziânia

Segundo um dos homens presos, a confusão começou após uma discussão entre a vítima e um dos suspeitos Publicado em: 27/04/2025…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *