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Tesla Cybertruck fica R$ 300 mil mais cara nos EUA e promessa de preço ‘acessível’ evapora

Há dois meses, a picape partia de US$ 60.990 nos Estados Unidos (aproximadamente R$ 340 mil). Agora, a configuração mais barata custa US$ 99.900 (R$ 550 mil).

A picape elétrica da marca de carros de Elon Musk foi lançada em 2019, mas só no fim de 2023 as primeiras unidades foram entregues aos clientes. Cinco anos atrás, a Cybertruck era ofertada por US$ 39.900 (R$ 220 mil) na versão Rear-Wheel Drive, menos potente e com tração apenas no eixo traseiro.

A Tesla praticava essa faixa de preço para arrancar consumidores da picape mais vendida dos Estados Unidos, a Ford F-150, que atualmente tem preço inicial de US$ 36.965 (cerca de R$ 203 mil).

Foi justamente esta versão de tração traseira que acabou de ser retirada de venda pela Tesla. Apesar de não estar mais no site, o engenheiro-chefe da Tesla, Wes Morril, afirmou em sua conta no X que a versão mais barata não foi cancelada.

Ainda assim, só é possível comprar a partir da versão All-Wheel Drive, que tem tração nas quatro rodas e parte de US$ 99.990. Anteriormente, esta era a configuração intermediária e custava US$ 39 mil a menos.

O g1 já testou a versão All-Wheel Drive do cantor Danielzinho Grau e você confere o texto e o vídeo clicando aqui.

g1 testou: a primeira Tesla Cybertruck que veio para o Brasil

g1 testou: a primeira Tesla Cybertruck que veio para o Brasil

Já a unidade Cyberbeast, configuração mais potente e também com tração integral, anteriormente era comprada pelo valor atual da All-Wheel Drive. Hoje, a topo de linha não sai por menos de US$ 119.990 (mais ou menos R$ 658 mil)

Para quem compra qualquer um dos modelos no Brasil, há ainda os custos de importação. Segundo cotações, a Cybertruck pode custar mais de R$ 2 milhões.

Espaço na carroceria da Tesla Cybertruck — Foto: Fábio Tito/g1

Era para ser mais barata

Em 2019, Musk disse que o preço da picape seria competitivo e que a versão topo de linha não ultrapassaria a casa dos US$ 70 mil. Contudo, custando quase o dobro do anunciado, hoje a Cybertruck já deixa seus fãs desapontados.

A fabricante também anunciou que versões mais baratas da Cybertruck devem entrar em linha em 2025, mas ela enfrenta um problema inerente ao modelo: o design único e feito de aço inoxidável tem atrasado a produção do modelo na fábrica.

E a carroceria é outra polêmica que ronda a picape de Elon Musk. Por ter um formato retilíneo e bastante afiado, alguns consumidores já se feriram ao fazer testes na Cybertruck e publicações americanas argumentam que será difícil obter uma boa nota em crash-tests no futuro por conta da rigidez dos materiais utilizados.

O pedal do acelerador também já foi alvo de críticas: em algumas unidades, a peça trava no assoalho e pode causar acidentes graves.

Alguns consumidores colocaram o dedo na fresta do Frunk (porta-malas dianteiro) e ficaram presos, evidenciando que o sistema ainda precisa de aprimoramentos na segurança — Foto: Fabio Tito | g1

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