- Interior
- 2 de março de 2025
- No Comment
- 10
- 3 minutes read
Terremoto de 4,5 na escala Richter é registrado em Poconé, Mato Grosso
Este é o segundo terremoto registrado no Brasil em menos de uma semana. O último ocorreu no dia 24 de…
Este é o segundo terremoto registrado no Brasil em menos de uma semana. O último ocorreu no dia 24 de fevereiro em Minas Gerais

Terremoto de 4,5 na escala Richter é registrado em Poconé, em Mato Grosso (Foto: Reprodução/Prefeitura de Poconé)
Um terremoto de magnitude 4,5 na Escala Richter foi registrado neste sábado (1º), no município de Poconé, em Mato Grosso. A cidade fica localizada a 100 km de Cuiabá, capital do estado.
Conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor de terra aconteceu às 9h14 e foi monitorado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). A região tem histórico de atividade sísmica, com 19 eventos registrados no raio de 100 km, incluindo um terremoto de magnitude 5,4 em 1964.
O Centro de Sismologia explicou que o tremor que as pessoas sentem é resultado de “uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ devido às pressões geológicas”. Este é o segundo terremoto registrado no Brasil em menos de uma semana. O último ocorreu em 24 de fevereiro, em Felixlândia, Minas Gerais, de acordo com dados da RSBR.
A Escala Richter é uma medida utilizada para quantificar a magnitude dos terremotos, que vai de 0 a 10. Um terremoto de magnitude 4,5 é considerado de média intensidade e pode causar danos leves a moderados em edifícios e infraestruturas.
Quando um terremoto é de baixa intensidade, é chamado de abalo sísmico ou tremor de terra. No entanto, a origem e a natureza são as mesmas de um terremoto de maior intensidade, diferenciado apenas pela extensão da área de ruptura.
Durante um terremoto, ondas sísmicas são geradas e se propagam em todas as direções. Existem dois tipos de ondas sísmicas: as ondas primárias (ondas P) e as ondas secundárias (ondas S).