- Interior
- 5 de dezembro de 2024
- No Comment
- 8
- 4 minutes read
Tenente-coronel afastado após confronto forjado assume regional da PM
Militar foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado na última quarta-feira Publicado em: 05/12/2024 14:54 Última atualização: 05/12/2024 15:07 Tenente-coronel afastado…
Militar foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado na última quarta-feira
Tenente-coronel afastado do COD após vídeo de execução por PMs assume regional de Trindade (Foto: Reprodução)
O tenente-coronel Edson Luís Souza de Melo, dispensado do Comando de Operações de Divisas (COD) há oito meses, após o vazamento de um vídeo que mostrava policiais militares do COD executando duas pessoas, em Goiânia, foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para comandar o 16º Comando Regional da Polícia Militar (16º CRPM), em Trindade. O decreto consta no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (4).
Conhecido como Edson Raiado, o militar liderou a equipe que capturou e matou o criminoso Lázaro Barbosa em junho de 2021, depois de 20 dias de perseguição em Cocalzinho de Goiás e região. No novo cargo, ele substitui o coronel Rogério Corrêa Batista, que estava na função desde março e foi transferido para o Comando de Policiamento Rodoviário (CPR).
No mês de junho deste ano, o PM pediu licença para trabalhar na segurança do candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
Afastamento
Sobre o caso que culminou no afastamento de Raiado do cargo, em abril deste ano, o Ministério Público afirma que seis policiais do COD – que Raiado comandava – mataram duas pessoas, entre elas o autônomo Junio José de Aquino, de 40 anos. Conforme o MP, a vítima seria informante da PM. O órgão aponta, ainda, que no dia da morte ele levava uma encomenda à sede do Batalhão do COD, localizado a menos de 2 km do local do assassinato.
Os policiais investigados, por sua vez, dizem que procuravam suspeitos de um caso de extorsão e que revidaram a disparos dos dois homens. Na ocasião, eles teriam tentado forjar um confronto.
LEIA MAIS:
Depoimentos dão novos detalhes em caso de PMs do COD acusados de forjar confronto