O prefeito Rogério e pré-candidato à reeleição pelo Solidariedade, convidou os representantes do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi) para colaborar com sugestões para formulação do plano de governo, em fase de elaboração. Ele justificou o chamamento pela parceria do setor empresarial ao longo da gestão, que culminou, por exemplo, na atualização do Plano Diretor de Goiânia.
O convite foi feito nesta sexta-feira (5/7), ao participar de uma roda de conversa na sede do Secovi, onde expôs ações e programas voltados para o setor empresarial, como o ordenamento de leis que destravam e desburocratizam o setor, colaborando com o desenvolvimento da cidade.
Rogério adiantou que se reunirá, na próxima segunda-feira, com a equipe da pré-campanha, para encorpar o trabalho e traçar diretrizes da tomada de ações daqui para frente, e apresentá-la ao segmento. “Fica aqui o convite para que vocês, no momento certo, participem com ideias para o plano de governo, para um eventual segundo mandato”, disse.
“Reconhecemos que a nossa gestão fez muito, mas ainda temos muito que fazer, seguindo nosso plano governo, que faço questão de executá-lo, por ser uma bússola, mas agora temos que já pensar em criar um novo documento com propostas para Goiânia avançar ainda mais, com desenvolvimento econômico e sustentável”, destacou Rogério.
De acordo com a avaliação do prefeito, Goiânia é a melhor capital do país para se viver. “Isso é resultado de atitudes que tomamos juntos, e não posso deixar de continuar contando com vocês até o final do mandato e na pré-campanha também,” sustentou.
Anfitrião da reunião, o presidente do Secovi, Antônio Carlos da Costa, assegurou que a gestão do prefeito Rogério conseguiu avanços históricos. “De todas as gestões que vivi ao longo da minha vida, esta é uma das mais importantes, em termo de regulamentação de um plano diretor que a gente sempre sonhou, e no final, na minha visão, resultará na melhora do Índice de Desenvolvimento Humano de Goiânia, que é uma dos propósitos da nossa entidade e do Fórum Empresarial de Goiás”, explicou.
Para Antônio Costa, as administrações anteriores se equivocaram ao aderir ao pensamento de que Goiânia não poderia investir na industrialização. “Esse foi um erro que jogou o PIB dos goianienses para baixo. A industrialização de Goiânia pode e deve ser a grande novidade para o futuro, já que o novo Plano Diretor dá essa possibilidade, o que vai fazer uma diferença enorme. Eu acredito que agora com o arcabouço da legislação que a gente tem, Goiânia será outra de agora pra frente”, aposta o presidente do Secovi.
Em consonância com o posicionamento do Secovi, o prefeito Rogério afirmou que Goiânia é a melhor capital do país para se viver. “Isso é resultado de atitudes que tomamos juntos, e não posso deixar de continuar contando com vocês até o final do mandato e na pré-campanha também”, disse”.
Apropriação da gestão
Ao falar durante o encontro, o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Paulo Afonso Ferreira, disse ser testemunha de que o prefeito Rogério conhece Goiânia. “Já encontrei o senhor em vários lugares da cidade, vistoriando ou inaugurando obras. Digo que o senhor tem um legado bacana na sua gestão, por isso temos que agradecer a essa experiência administrativa, do diálogo que o senhor sempre teve com o nosso setor. O senhor não tem vaidade e não se acomodou”.
Ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Paulo Afonso também ressaltou o importante papel do prefeito Rogério, que sucedeu a Iris Rezende num momento de Covid-19, e com todas as dificuldades, se apropriou da gestão. “Ele entende a prefeitura hoje, ele conhece Goiânia”, disse.
A celeridade da gestão do prefeito Rogério dada ao novo Plano Diretor também foi destacada pelo presidente da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-GO), João Victor Araújo. “Não tenho lembrança de uma gestão, nos últimos anos, que em tão pouco tempo tenha conseguido elaborar um projeto de lei do Plano Diretor, colocar para aprovação, sancionar e colocar em vigor as leis que o complementam”, frisou Araújo.
“Depois de 15 anos do último Plano Diretor, nós do setor imobiliário temos que agradecer à sua gestão pelas ferramentas de trabalho que estão colocadas a mesa”, afirmou o presidente da ADU-GO, salientando que mesmo diante de um tema complexo, a prefeitura abriu diálogo com o setor. “A gestão do senhor teve coragem de enfrentar a questão do Plano Diretor”.
O encontro do prefeito Rogério com a diretoria do Secovi não se limitou às conquistas e avanços do novo Plano Diretor. O trabalho do Consórcio Limpa Gyn, responsável pela coleta de resíduos sólidos, coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada, mereceu elogios do diretor da entidade, Ulisse Soares Batista Moreira. “O Limpa Gyn traz serviço com qualidade. Não temos nada a reclamar”, disse.
Já o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Goiás (Sinduscon), Hidebrair de Freitas, destacou importância do Centraliza para a requalificação do Centro de Goiânia, assim como o BRT Norte-Sul, que, para ele, “dará um salto de qualidade na mobilidade da cidade”.