Quem achou que Goiás ficaria em silêncio após provocação sobre “sabor pão de queijo” postado por Minas Gerais se enganou
Governo goiano respondeu com vídeo que ressalta sequência de riquezas do estado (Foto: Colagem)
Os governos de Goiás e de Minas Gerais protagonizaram, nos últimos dias, uma troca de farpas bem-humorada nas redes sociais. As assessorias usaram trends populares para cutucar o estado vizinho. O motivo da “disputa” foi um velho conhecido de ambos: o pão de queijo.
Tudo começou no fim de janeiro, quando a equipe de comunicação do Governo de Minas Gerais decidiu reacender a clássica discussão sobre quem faz o melhor pão de queijo do país. Aproveitando a popularidade do bordão “sabor”, que viralizou nas redes sociais, o governo mineiro publicou um vídeo em tom de brincadeira ironizando o pão de queijo produzido em Goiás.
SAIBA MAIS:
- Por que falta pamonha em Goiânia quando chove? Empresário esclarece mistério
- Melhores lugares para comer empadão goiano na capital
Na gravação, uma jovem aparece experimentando a iguaria goiana e comenta, de forma desconfiada, que o pão de queijo “é muito estranho”. A conversa evolui para a piada principal do vídeo, quando um dos personagens explica que aquilo não seria exatamente pão de queijo, mas apenas “sabor pão de queijo”, com a pronúncia exagerada que se tornou marca do meme.
A provocação não parou no vídeo. Na legenda da publicação, o Governo de Minas reforçou o tom irônico ao afirmar que o pão de queijo “de verdade” só existe no estado mineiro, enquanto os demais seriam apenas “sabor”. O conteúdo rapidamente ganhou repercussão, acumulando milhares de visualizações, curtidas e comentários. Num primeiro momento, Goiás apenas comentou a publicação dizendo que o “sabor goiano” anda presente demais na cabeça dos mineiros.
Mas quem achou que Goiás ficaria só nisso, se enganou. Após a publicação mineira viralizar, a equipe de comunicação do Governo goiano respondeu na mesma moeda, também utilizando uma trend popular. O vídeo começa exibindo um trecho da peça publicada por Minas Gerais, que é interrompido por uma voz feminina questionando: “Por que você é tão obcecado por mim?”. Em seguida, ao som de um clássico do eletrofunk goiano, surge a frase: “Ah é, lembrei…”.
LEIA MAIS:
- Autódromo de Goiânia entra em fase final de obras para receber MotoGP
- De volta a Goiânia, MotoGP impulsiona turismo e negócios
A partir daí, o vídeo apresenta uma sequência de símbolos e ‘tesouros’ goianos, retratados como objetos de cobiça nacional. As cenas incluem imagens da cantora Marília Mendonça, considerada a rainha do sertanejo, seguidas da tradicional pamonha e do empadão goiano.
Também aparecem referências à poetisa Cora Coralina, imagens da MotoGP (maior competição de motociclismo do mundo, que chegará a Goiás em 2026), além do pequi, do tradicional Fogaréu na cidade de Goiás, do rio Araguaia e da Chapada dos Veadeiros.
Nos comentários da publicação goiana, seguidores do estado também entraram no clima da rivalidade bem-humorada. Milton Bryan escreveu: “O sonho de todo mineiro é ser goiano”. Já Bruno de Castro brincou ao afirmar que “o pão de queijo é de vocês, mas o ‘uai’ e o MotoGP é nosso”.
A troca de comentários seguiu inclusive entre os próprios perfis institucionais. Em tom descontraído, o Governo de Minas comentou na publicação goiana: “‘Galvão’, ‘Fala, Tino’, ‘Sentiu!’”, em alusão a uma possível chateação de Goiás e parafraseando um clássico comentário do futebol brasileiro.


