Home Política Quem é Valdecy Urquiza, delegado da PF que pode ser primeiro brasileiro a comandar a Interpol
Política

Quem é Valdecy Urquiza, delegado da PF que pode ser primeiro brasileiro a comandar a Interpol

Urquiza tem 43 anos e desde 2007 é delegado da Polícia Federal, com larga experiência na área de cooperação internacional. De 2007 a 2009, atuou como Chefe da Delegacia de Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Superintendência da PF no Maranhão.

Nordestino, Urquiza é nascido em São Luís, no Maranhão, e formado em Direito pela Unifor (Universidade de Fortaleza), no Ceará.

Ele também possui possui MBA em Administração Pública pelo IBMEC e pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC/SP. Com experiências internacionais, o delegado também realizou cursos de Justiça Criminal na Universidade de Virginia, além de Telecomunicações e Tecnologia da Informação na Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), em Tóquio, e Gestão e Liderança em Harvard.

Ele já atuou como Diretor-Adjunto para Comunidades Vulneráveis e Diretor de Combate ao Crime Organizado da Secretaria-Geral da Interpol em Lyon, na França, onde implementou estratégias de combate ao tráfico de pessoas.

Urquiza diz querer elevar a participação feminina nos cargos de comando do órgão. Até fevereiro de 2024, mulheres eram 43% das representantes da Interpol, mas não chegavam a 10% em postos do alto escalão.

O governo brasileiro disse que a indicação representa o reconhecimento da comunidade internacional da competência da PF no combate ao crime.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, elogiou Urquiza e afirmou que a indicação é uma vitória para o país e que eleva a política externa brasileira.

🌍 A Interpol é a maior organização policial do mundo, com 196 países membros, e tem sede em Lyon, na França. A instituição permite que as polícias de todos os países membros compartilhem informações e acessem dados sobre crime e criminosos em nível global. A Interpol também ajuda os membros com suporte técnico e operacional.

Brasileiro é indicado para assumir comando da Interpol

Brasileiro é indicado para assumir comando da Interpol

Continue Lendo

Quaest: gestão de João Campos se mantém com 80% de avaliação positiva e 3%, negativa

A pesquisa Quaest ouviu 900 eleitores na capital pernambucana, entre os dias...

Lira avalia anunciar em breve Hugo Motta como seu candidato na Câmara

Mais cedo, Lira participou de uma celebração do aniversário de Motta na...

Eleição em SP: TV e máquina municipal funcionam para Nunes; Boulos vai precisar trabalhar por voto útil se quiser ir ao 2º turno

No macro, mantêm-se o empate triplo: O prefeito Ricardo Nunes (MDB) marca...

Contra clima extremo, Marina defende estancar ‘sangria’ de regularização de terras ilegalmente desmatadas

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou...