A ministra afirmou, ainda, que, pelos dados dos últimos seis meses, há expectativa de que o Brasil chegue à menor taxa de desmatamento na Amazônia na história. Marina disse que o “Brasil é um país pioneiro no enfrentamento ao desmatamento”.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta quinta-feira, 12, que o Brasil reduziu em 50% o desmatamento na Amazônia em 2025 em relação a 2022. Quando analisado o País como um todo, o desmatamento caiu 32% nesse período, segundo a ministra.
Marina concede entrevista coletiva no Palácio do Planalto nesta quinta-feira ao lado da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, sobre os dados de desmatamento de 2025.
Marina disse que o “Brasil é um país pioneiro no enfrentamento ao desmatamento”. Afirmou que, diante da promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de redução do desmatamento no País, o governo tem “perseguido esse objetivo de forma estruturante”.
A ministra afirmou, ainda, que, pelos dados dos últimos seis meses, há expectativa de que o Brasil chegue à menor taxa de desmatamento na Amazônia na história.
“O desmatamento caiu e o agronegócio continua crescendo em uma média de 17%. Abrimos cerca de 500 novos mercados para a agricultura, fechamos acordo Mercosul-União Europeia, numa demonstração de que políticas públicas bem desenhadas dão bons resultados”, afirmou.

Desmatamento cai 9% na amazônia e no cerrado em 2025
Em 2025, a área sob alerta de desmatamento na amazônia foi de 3.817 km², redução de 8,7% na comparação com 2024. No cerrado, o índice foi de 5.369 km², queda de 9% em relação ao ano anterior.
Folhapress | 09:40 – 09/01/2026


