Home Política ‘Prioridade é localizar famílias em áreas remotas’, diz ministro sobre pagamento do auxílio reconstrução no RS
Política

‘Prioridade é localizar famílias em áreas remotas’, diz ministro sobre pagamento do auxílio reconstrução no RS

Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, neste momento, a dificuldade é localizar as famílias que moram em áreas remotas e distantes e garantir o pagamento do benefício.

“Estamos auxiliando os municípios a fazer essa busca ativa para identificar quem foi atingido e não foi cadastrado por eles. Em alguns distritos, vilarejos, áreas rurais e locais onde houve deslizamentos de terra”, disse o ministro.

Prefeitura de Canoas abre central para auxílio reconstrução

Prefeitura de Canoas abre central para auxílio reconstrução

“Às vezes as prefeituras estão demorando a chegar, mas a força-tarefa é diária para o mapeamento desses locais através dos órgãos que ajudam no monitoramento de desastres. É prioridade fazer esse recurso chegar a todas as pessoas que realmente precisam”, completou Waldez.

Ainda não há um levantamento do total de pessoas desassistidas nessas áreas, mas o objetivo, segundo o governo, é identificar e alcançar todas nas próximas duas semanas.

Até agora, 161 mil famílias das 240 mil cadastradas já foram aprovadas para receber o benefício de R$ 5,1 mil que começou a ser depositado no último dia 30.

A expectativa é que o recurso alcance cerca de 1 milhão de pessoas atingidas pelas enchentes.

“Daremos orientação sobre os cadastros. É preciso ficar atento à mancha de ocorrência de evento para não cadastrar pessoas que não se encaixam nos benefícios”, destaca Waldez.

Devem participar da reunião com os prefeitos o ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, além da equipe técnica da Casa Civil, do Sistema da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência (Dataprev) e da Caixa Econômica Federal.

Planos para reconstrução

A ajuda financeira faz parte de uma série de ações voltadas para a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Até agora, o governo federal já recebeu 583 planos de trabalho para reconstrução, sendo que 519 foram aprovados e outros 64 estão em análise.

A grande maioria dos planos de reestabelecimento estão voltados, neste momento, para a limpeza pública.

Algumas prefeituras receberão recursos para retirada dos entulhos das ruas e para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como luvas, botas e máscaras para até quatro pessoas da mesma família.

Além de desobstruir e limpar as cidades, o plano de trabalho para algumas regiões inclui o aluguel de bombas para esgotamento da água das regiões alagadas, além de contratação de serviço de manutenção desses equipamentos.

Segundo Waldez, Porto Alegre e São Leopoldo estão entre as cidades em que o governo federal autorizou fazer planos de restabelecimento, além de uma revisão de estudos e projetos que já existiam antes da tragédia, mas que por ventura tenham sido negligenciados.

“Em alguns locais o alagamento foi por falta de funcionamento do bombeamento, então, será preciso revitalizar esses diques. Em outros locais, a água passou pela rede de drenagem, pela comporta, mas não que ela não seja capaz de segurar, então, aumenta-se a altura do dique. Na região metropolitana têm diques que podem ser melhorados, revitalizados, que é suficiente. Aplica-se a melhor solução de acordo com a realidade. Não tem uma receita única”, explicou Waldez.

Continue Lendo

Como o g1 fez a reportagem sobre os 61 candidatos das eleições 2024 alvos de mandados de prisão em aberto

Até a manhã daquele dia, todos esses candidatos apareciam no sistema de...

Datafolha: Boulos tem 40% de eleitores comprometidos, contra 16% de Nunes

Os dados mostram que Guilherme Boulos (PSOL) tem 40% dos eleitores comprometidos;...

X tem até 21h29 desta sexta-feira para comprovar representante legal no Brasil, diz STF

Advogados que acompanham as tratativas pelo lado da rede social afirmam que...

André Mendonça vota contra ampliação do foro privilegiado para políticos fora do mandato

Ele foi o primeiro voto divergente nesse caso. Mendonça entende que o...