Home Cidades Presidente da Itália tem agenda de cinco dias no Brasil
Cidades

Presidente da Itália tem agenda de cinco dias no Brasil

LAÇOS DIPLOMÁTICOS

Visita marca retorno de um chefe de Estado italiano depois de 24 anos

Da Redação

Presidente da Itália tem agenda de cinco dias no Brasil

Lula, em visita a Itália, ao lado do presidente Sergio Mattarella (Foto: Ricardo Stuckert / Agência Brasil)

O presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, desembarca neste domingo no Brasil para uma visita oficial de cinco dias. Este é o primeiro chefe de Estado italiano a visitar o país em 24 anos, marcando o 150º aniversário da imigração italiana no Brasil e fortalecendo o diálogo entre dois importantes fóruns multilaterais: o G20, presidido pelo Brasil, e o G7, liderado pela Itália.

Além das celebrações históricas, a visita abordará temas como o acordo Mercosul-União Europeia, mudanças climáticas, transição energética, combate à fome e à desigualdade, e a proposta brasileira de taxação de super-ricos, carro-chefe da presidência brasileira no G20. A viagem de Mattarella ocorre em reciprocidade à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Itália em junho, quando o Brasil participou da reunião do G7 como convidado.

Durante sua estadia, Mattarella assinará a renovação do acordo sobre o reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação e memorandos de entendimento entre a Universidade de Turim e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O itinerário do presidente italiano inclui visitas a Brasília, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

A visita de Mattarella reflete um momento de reaproximação entre os dois países, que enfrentaram tensões no passado devido ao processo de extradição do terrorista Cesare Battisti e divergências sobre as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Outra área de tensão tem sido o reconhecimento da cidadania italiana para descendentes de imigrantes brasileiros, com denúncias de irregularidades e reclamações de prefeituras italianas sobre o excesso de processos judiciais.

Apesar do papel simbólico do presidente no regime parlamentarista italiano, a visita de Mattarella tem grande importância diplomática. Desde 2022, a Itália é governada por uma coalizão de direita liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni, que não apoia a proposta de taxação dos super-ricos.

Continue Lendo

Marçal arrecada R$ 150 mil em doações sem identificação

São Paulo Valor supera à soma de repasses sem origem de todos...

Com acesso garantido, Anápolis recebe o Maringá no primeiro duelo da semifinal da Série D

Jonas Duarte Galo da Comarca confirmou vaga na Série C de 2025,...

Opositor de Maduro deixa Venezuela após receber asilo na Espanha

Ditadura González deixou a Venezuela nesse sábado, em um avião da Força...

Urgente: Chaves e Chapolin voltam à TV após quatro anos

BOA NOTÍCIA Exibição dos episódios de Chaves e Chapolin em emissoras do...