- Interior
- 25 de novembro de 2024
- No Comment
- 8
- 4 minutes read
Prefeito Rogério suspende eleição para diretores de escolas municipais de Goiânia
Mandatos serão prorrogados por 90 dias após o término, em 31 de dezembro Publicado em: 25/11/2024 14:42 Prefeito Rogério suspende…
Mandatos serão prorrogados por 90 dias após o término, em 31 de dezembro
Prefeito Rogério suspende eleição para diretores de escolas municipais de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
O prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) suspendeu temporariamente as eleições para diretores de Unidade Escolar de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Público. O decreto consta no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (25).
Conforme o documento, os mandatos dos atuais diretores serão prorrogados por 90 dias, a partir do vencimento em 31 de dezembro. As eleições suspensas estavam previstas para 27 de novembro.
O Mais Goiás procurou a prefeitura de Goiânia para esclarecer a suspensão. “A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o cancelamento da eleição para diretores da rede municipal de educação foi uma decisão da equipe de transição juntamente com o Paço Municipal”, informou por nota.
Conforme ofício da Comissão de Transição Governamental enviado ao portal, a solicitação visa “alinhar o processo eleitoral às disposições da Lei Complementar nº 091, de 26 de junho de 2000 (…), estabelecendo que o pleito deve ocorrer no último trimestre do ano, após a realização do curso obrigatório de formação para gestores, assegurando a finalização do ano letivo pelos Diretores em exercício, bem como propiciar condições para que a gestão eleita e a Comissão de Transição Governamental tenha acesso a todos os dados e informações necessárias à implementação do novo governo, assegurando a continuidade da atividade administrava e a prestação dos serviços públicos, em especial as ações e serviços essenciais à população”.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima disse que conversou com o secretário de Educação e com o prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) para manter a eleição. “Já que os candidatos fizeram campanha, material e está tudo pronto para a eleição. Ele, contudo, disse que não pode manter, pois tem que cumprir o que está na lei do Fundeb.”
Com a negativa, Bia informou que a direção do Sintego se reunirá nesta tarde para decidir os próximos passos. “Precisamos do olhar cuidadoso e do respeito à gestão democrática.”