- Interior
- 27 de março de 2025
- No Comment
- 14
- 3 minutes read
PM de Goiás incinera mais de 23 mil metros de redes ilegais apreendidas durante a piracema
Foram descartados também espinhéis, equipamentos usados para captura ilegal de peixes Publicado em: 27/03/2025 16:20 Última atualização: 27/03/2025 17:41 Mais…
Foram descartados também espinhéis, equipamentos usados para captura ilegal de peixes

Mais de 23 mil metros de redes e tarrafas foram apreendidas durante operação (Foto: Divulgação Batalhão Ambiental)
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Goiás realizou, na quarta-feira (26), a incineração de mais de 23 mil metros de redes e tarrafas apreendidas durante a operação de fiscalização da Piracema, período de defeso que ocorreu entre 1º de novembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025.
Os materiais, que totalizaram mais de uma tonelada, foram destruídos em parceria com a empresa Ecoblending, especializada em gestão de resíduos, garantindo um descarte ambientalmente correto, sem emissão de gases tóxicos.
A ação teve como objetivo impedir a reutilização desses instrumentos de pesca predatória, que ameaçam a biodiversidade dos rios, córregos e lagos do estado. Além de redes e tarrafas, também foram descartados espinhéis, equipamentos usados para captura ilegal de peixes, inclusive espécies em período de reprodução.
A Ecoblending, responsável pelo processo de coprocessamento dos resíduos, assegurou que a queima foi realizada dentro dos padrões ambientais, transformando o material em energia sem poluir a atmosfera.
A operação reforça a importância do cumprimento do período de defeso, que consiste na suspensão temporária da pesca para garantir a preservação das espécies. O principal objetivo é assegurar a conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade das espécies aquáticas.
A pesca irregular está sujeita a penalidades como multas e apreensão de materiais de pesca. Denúncias sobre crimes podem ser feitas através dos canais oficiais da Polícia Militar Ambiental de Goiás pelo número (62) 99611-2182.