• Política
  • 19 de novembro de 2024
  • No Comment
  • 70
  • 4 minutes read

PF investiga plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Inquérito apura se houve uma tentativa de golpe após o resultado das eleições em 2022 Publicado em: 19/11/2024 7:44 Operação…

Inquérito apura se houve uma tentativa de golpe após o resultado das eleições em 2022

Operação da PF investiga tentativa de golpe que incluía plano para matar Lula, Alckmin e Moraes (Foto: divulgação/PF)

(Agência O Globo) A Polícia Federal (PF) realiza uma operação nesta terça-feira (19/11) no inquérito que apura se houve uma tentativa de golpe após a eleição de 2022, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A operação mira os “kids pretos”, formado por militares das Forças Especiais. De acordo com a PF, havia um plano para matar de Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A investigação, segundo a PF, indica que os kid pretos utilizaram conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas durante os meses de novembro e dezembro de 2022.

Mandados foram de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Amazonas.

Punhal Verde e Amarelo: o plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

A PF aponta ainda que foi identificado um plano denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa, para o dia 15 de dezembro de 2022, o homicídio dos candidatos eleitos à Presidência e Vice-Presidência da República. Além disso, a ação incluía a prisão e execução do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que estava sendo monitorado como parte da trama golpista.

O planejamento elaborado detalhava os recursos humanos e bélicos necessários para a execução das ações, utilizando técnicas militares avançadas. Também previa a criação de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise”, que seria integrado pelos próprios envolvidos, para gerir os conflitos institucionais decorrentes das operações.

Tentativa de golpe: ‘Kids pretos’ presos preventivamente

No cumprimento da operação, foram expedidos cinco mandados de prisão preventiva, três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares, como a proibição de contato entre os investigados, a entrega de passaportes em 24 horas e a suspensão do exercício de funções públicas. A execução dos mandados contou com o acompanhamento do Exército Brasileiro e ocorreu nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

Os fatos apurados até o momento configuram, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Continue Lendo

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª edição do Programa Deputados Aqui, em Santa Helena

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Presidente da Alego destaca o impacto positivo da iniciativa Publicado em: 26/04/2025 14:27 Bruno: “aproximar a…
Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em busca de inovação digital

Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em…

A missão visa aprimorar a qualidade dos serviços públicos e fortalecer a economia do estado por meio da adoção de tecnologias…
Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi restrita por feriado prolongado

Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi…

Prefeitura da capital teve três chefes do Executivo em cerca de dez dias Publicado em: 26/04/2025 13:36 Agenda de Romário Policarpo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *