Home Política Pacheco diz discordar de posição do STF sobre porte de maconha para uso pessoal e fala em invasão à competência do Congresso
Política

Pacheco diz discordar de posição do STF sobre porte de maconha para uso pessoal e fala em invasão à competência do Congresso

STF formou maioria nesta terça-feira (25) para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Pacheco é autor de uma PEC que proíbe o porte de qualquer tipo de droga ilícita.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante entrevista nesta terça-feira (25) — Foto: Reprodução/TV Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (25) discordar da posição do Supremo Tribunal Federal, que formou maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

Para o senador, que é autor de uma PEC que proíbe o porte de qualquer tipo de droga, a descriminalização via decisão judicial é uma “invasão à competência” do Legislativo.

“Eu discordo da decisão do Supremo Tribunal Federal [de descriminalização do porte de drogas para uso pessoal”, declarou o parlamentar.

Na avaliação de Rodrigo Pacheco, uma descriminalização, como a debatida no Supremo, só poderia ocorrer por meio do processo legislativo e não por uma decisão judicial. Pacheco também afirmou que o julgamento invade também a competência técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Há uma lógica jurídica, política, racional em relação a isso, que, na minha opinião, não pode ser quebrada por uma decisão judicial que destaque uma determinada substância entorpecente, invadindo a competência técnica que é própria da Anvisa e invadindo a competência legislativa que é própria do Congresso Nacional”, afirmou o presidente do Senado.

Mendonça interrompe Barroso em sessão do STF sobre drogas

Mendonça interrompe Barroso em sessão do STF sobre drogas

Continue Lendo

Lira avalia anunciar em breve Hugo Motta como seu candidato na Câmara

Mais cedo, Lira participou de uma celebração do aniversário de Motta na...

Eleição em SP: TV e máquina municipal funcionam para Nunes; Boulos vai precisar trabalhar por voto útil se quiser ir ao 2º turno

No macro, mantêm-se o empate triplo: O prefeito Ricardo Nunes (MDB) marca...

Contra clima extremo, Marina defende estancar ‘sangria’ de regularização de terras ilegalmente desmatadas

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou...

Quaest: Nunes tem 24%, Marçal, 23% e Boulos, 21%, e mantêm empate técnico triplo

No 2º pelotão estão empatados os candidatos José Luiz Datena (PSDB), e...