Cinema
Longa-metragem é dirigido, escrito, estrelado e produzido por Charlie Chaplin
(Foto: Divulgação)
Desta vez os olhos de Chaplin estão voltados para os trabalhos no circo, administrado aqui por um tirânico proprietário que trata seus funcionários, e sua filha, como lixo.
Após ser confundido com um ladrão, nosso querido Vagabundo vai parar neste circo capenga e com pouco público onde, inesperadamente, se torna a principal atração. Desde então, não apenas o local passa a ser um sucesso de bilheteria, como ele também irá se apaixonar pela filha do dono.
“O Circo” mantém todos os elementos clássicos de um apaixonante filme de Charlie Chaplin. Nosso personagem é colocado em uma situação onde terá que se provar, e ganhar seu espaço, ao mesmo tempo em que seu espírito desapegado irá, novamente, se apaixonar por uma bela moça. Mas nada é fácil para nosso Vagabundo, e às vezes, é preciso aceitar e deixar ir quem amamos.
Se comparado com filmes como “Tempos Modernos”, “Em Busca do Ouro”, “O Garoto” e “Luzes da Cidade”, por exemplo, “O Circo” é um exemplar que não se destaca e não possui cenas memoráveis que são lembradas até hoje. Nem Chaplin consegue repetir o feito todas as vezes. Mas, ainda assim, o longa se mantém um filme gratificante e bacana de assistir em grande parte, claro, ao carisma e simpatia de nosso astro protagonista e seu icônico personagem.
Ainda que seja um “arroz com feijão” não tão marcante, é um “arroz com feijão” saboroso que vale cada minuto assistindo.
The Circus/EUA – 2024
Dirigido por: Charlie Chaplin
Com: Charlie Chaplin, Merna Kennedy, Al Ernest Garcia, George Davis…