• Política
  • 24 de março de 2025
  • No Comment
  • 19
  • 3 minutes read

Novo projeto de mineradora peruana é apresentado a Vilela e Daniel

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Projeto visa testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Projeto visa testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas em Nova Roma, Goiás

Daniel, Vilela e o CEO da mineradora peruana Aclara Palma, José Augusto Palma (foto Jhonney Macena)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, receberam nesta segunda-feira (24/03) o CEO da mineradora peruana Aclara Palma, José Augusto Palma, para a apresentação da planta-piloto que está sendo construída na cidade. O projeto visa testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas em Nova Roma, Goiás.

Com 70% das obras concluídas, a planta-piloto está sendo implantada no polo industrial All Park e ocupará uma área de 2 mil metros quadrados. Sua operação deve começar entre o final de abril e início de maio, gerando 60 empregos diretos. O teste das etapas do processo produtivo ocorrerá por um período de quatro a seis meses, até a finalização da planta definitiva em Nova Roma (GO).

O prefeito Leandro Vilela celebrou a escolha de Aparecida como sede do projeto e destacou a importância para o desenvolvimento local, com a expectativa de geração de empregos e novas oportunidades. Já o CEO da Aclara Palma, José Augusto Palma, enfatizou a relevância da tecnologia que permitirá a extração sustentável de terras raras, beneficiando a indústria da mobilidade elétrica e a transição energética.

O vice-governador Daniel Vilela destacou o impacto positivo para a região de Nova Roma, mencionando a inovação e a sustentabilidade do processo, que utiliza apenas água para a extração dos minerais. Ele também destacou a importância do investimento no desenvolvimento local, sem comprometer o meio ambiente.

O projeto faz parte do empreendimento Carina, da Aclara Resources, que contará com um investimento de R$ 2,8 bilhões e prevê o início da operação da planta definitiva em 28 de outubro de 2025.

A mineradora, com presença no Chile, reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao expandir suas operações no Brasil.

Continue Lendo

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª edição do Programa Deputados Aqui, em Santa Helena

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Presidente da Alego destaca o impacto positivo da iniciativa Publicado em: 26/04/2025 14:27 Bruno: “aproximar a…
Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em busca de inovação digital

Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em…

A missão visa aprimorar a qualidade dos serviços públicos e fortalecer a economia do estado por meio da adoção de tecnologias…
Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi restrita por feriado prolongado

Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi…

Prefeitura da capital teve três chefes do Executivo em cerca de dez dias Publicado em: 26/04/2025 13:36 Agenda de Romário Policarpo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *