Home Blog ‘Nova Frente Popular está pronta para governar’, diz líder da esquerda na França
Blog

‘Nova Frente Popular está pronta para governar’, diz líder da esquerda na França

Após as pesquisas de boca de urna apontarem vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas na França (veja os números abaixo), o líder do partido de esquerda, Jean-Luc Mélenchon, afirmou que a “Nova Frente Popular (NFP) está pronta para governar”.

Ele afirmou também que o presidente francês, Emmanuel Macron, deverá admitir a derrota nas eleições e, além disso, criar alguma relação com o NFP para formar o governo. Isso porque, caso o resultado se concretize, o presidente manterá seu papel frente as políticas internacionais, mas perderá o poder de definir a política doméstica.

De todo modo, existe uma expectativa que a NFP e a aliança de centro direita liderada por Macron forme uma coalização para governarem. Não há detalhes de como funcionará a gestão.

Até o momento, Emmanuel Macron não se posicionou sobre o assunto. Em nota, a presidência informou que ele irá esperar os resultados oficiais para se posicionar. Vale destacar que no há horário para o resultado ser anunciado.

Já o líder do partido de extrema direita Reunião Nacional, Jordan Bardella, que admitiu a derrota nessas eleições, afirmou que acordos políticos jogaram o país “nos braços do Mélenchon”.

Boca de urna

A informação é da boca de urna é da pesquisa Ipsos-Talan para a rede estatal de rádio e TV. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados. Veja os números abaixo:

  • Nova Frente Popular (esquerda): entre 172 e 192 assentos
  • Juntos (governista, de centro): entre 150 e 170 assentos
  • Reunião Nacional (extrema direita): entre 132 e 152 assentos

Segundo a TV estatal, coalizão de esquerda Nova Frente Popular obteve até 192 assentos no Parlamento, seguido da coalizão de centro, de Emmanuel Macron, com até 170 assentos. Nenhum partido teria obtido o mínimo de 289 votos para conquistar a maioria na Casa, mas esquerda e centro indicaram uma possível aliança

Dessa forma, embora ainda não tenham batido o martelo sobre a união, líderes do bloco esquerdista indicaram que poderiam se aliar ao centro para obter maioria — apesar das pautas distantes e até opostas em muitas questões de ambos.

Continue Lendo

Hurb deve assinar acordo com governo para reembolsar clientes afetados por viagens canceladas

Em nota enviada ao g1, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous,...

Hurb deve assinar acordo com governo para reembolsar clientes afetados por viagens canceladas

Em nota enviada ao g1, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous,...

Governo já trabalha com cenário de novo bloqueio no Orçamento abaixo de R$ 5 bilhões

Desde esta quinta-feira (19), vários cálculos foram feitos e as contas fechadas...

‘O Eternauta’: Minissérie da Netflix com Ricardo Darín ganha trailer oficial; assista

Seriado Show vai ser lançado em 2025 Publicado em: 20/09/2024 14:29 Última...