Pagamento do IPVA deve ser feito para todos os finais de placa. Guia só pode ser emitida em canais oficiais
Motoristas tem até esta quarta para pagar IPVA e licenciamento em Goiás (Foto: Governo de Goiás)
Motoristas de Goiás têm até quinta-feira (19) para pagar a segunda parcela do IPVA 2026. O prazo é único para veículos de todos os finais de placa e a guia deve ser emitida exclusivamente pelos canais oficiais do Detran Goiás ou do Governo de Goiás. O atraso gera acréscimos e pode impedir a regularização do veículo.
Para quitar o imposto, o contribuinte precisa acessar o sistema e clicar na opção de consulta de débitos do veículo, informando os dados solicitados. O pagamento também pode ser feito pelo aplicativo oficial do órgão de trânsito ou presencialmente em unidades do Vapt Vupt. O alerta das autoridades é para que os boletos sejam emitidos somente nesses meios e assim, evitar cair golpes.
Como funciona o calendário?
O cronograma de 2026 segue o mesmo modelo adotado no ano anterior com parcelas que vencem no dia 15 de cada mês. Quando a data cai em fim de semana ou feriado, como ocorreu neste mês de fevereiro, o pagamento passa automaticamente para o próximo dia útil.
- Placas finais 1 e 2: parcelamento em até 9 vezes
- Placas finais 3 a 0: parcelamento em até 10 vezes
Quem optar por pagar em cota única sem desconto poderá quitar no fim do ano:
- finais 1 e 2: até 15 de setembro
- finais 3 a 0: até 15 de outubro
Novidade deste ano
A partir de 2026, o licenciamento anual também pode ser parcelado junto com o IPVA em até dez vezes, mas apenas para veículos que não têm isenção do imposto.
- Goianos já podem consultar valores venais dos veículos para o IPVA 2026
A base de cálculo utiliza a Tabela Fipe, que registrou aumento médio de 2,7% em relação ao ano passado, impactando diretamente o valor cobrado dos proprietários.



