• Interior
  • 28 de março de 2025
  • No Comment
  • 26
  • 4 minutes read

Morre Licínio Leal Barbosa, professor emérito da UFG

Funeral do docente ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), na Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, no setor Jaó…

Funeral do docente ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), na Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, no setor Jaó

Morre Licínio Leal Barbosa, professor emérito da UFG

Morre Licínio Leal Barbosa, professor emérito da UFG (Foto: Reprodução)

Morreu em Goiânia, na quinta-feira (27), o professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Licínio Leal Barbosa. A informação foi divulgada pela própria UFG, que não informou a causa da morte.

Segundo a instituição Licínio foi diretor da Faculdade de Direito da UFG, entre 1980 e 1986, além de presidente da Academia Goiana de Letras Jurídicas e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, ocupou a cadeira 35 na Academia Goiana de Letras. O funeral do docente ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), na Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, no setor Jaó.

O professor se graduou em Direito pela UFG em 1964, atuando como advogado e pesquisador. Ele ingressou como docente na instituição em 1968 e participou da criação dos cursos de mestrado em Direito Agrário e Ciências Penais na Universidade.

Doutor em Direito Penal, em 2004, foi nomeado Professor Emérito pela UFG. Como escritor, publicou mais de 20 obras. E ele também ocupou, de 1997 a 1999, a presidência do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça.

Já na Maçonaria, iniciou a trajetória em 1958 e chegou ao posto de Grão-Mestre Ad Vitam em Goiás. A Grande Loja Maçônica de Goiás, inclusive, emitiu nota de pesar: “A Gleg informa com pesar o falecimento do irmão Licínio Leal Barbosa, Grão-Mestre Ad Vitam da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás. Nesse momento de dor, solidarizamos com os familiares e amigos, e expressamos os nossos sinceros sentimentos.”

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), a Associação de Egressos e Egressas da Universidade Federal de Goiás, o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe) e o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) também manifestaram pesar pelo falecimento.

Nota da UFG sobre a morte de Licínio Leal Barbosa

“Com enorme pesar a Universidade Federal de Goiás informa o falecimento do Professor Emérito da UFG, Licínio Leal Barbosa. O funeral ocorrerá amanhã, 28/3, a partir das 7h da manhã na Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás – GLEG Setor Jaó.

O professor foi diretor da Faculdade de Direito da UFG, entre 1980 e 1986, além de presidente da Academia Goiana de Letras Jurídicas e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Licínio Leal Barbosa ainda ocupou a cadeira 35 na Academia Goiana de Letras.

O título de professor emérito foi concedido em agosto de 2005.”

LEIA TAMBÉM:

Tempero e remédio: UFG trabalha na criação de pequi em pó

Continue Lendo

Novas imagens mostram acidente que vitimou motociclista na Perimetral Norte, em Goiânia

Novas imagens mostram acidente que vitimou motociclista na Perimetral…

Condutora de caminhonete perdeu o controle do veículo e atropleou o produtor musical Martinho Douglas, que morreu no local Publicado em:…
Homem é preso por importunação sexual e tentativa de estupro em Rio Verde

Homem é preso por importunação sexual e tentativa de…

O suspeito, que apresentava sinais de embriaguez, abordou uma mulher e, em seguida, tentou agarrar três crianças em uma pisa de…
Dupla é presa por tentativa de homicídio em Luziânia

Dupla é presa por tentativa de homicídio em Luziânia

Segundo um dos homens presos, a confusão começou após uma discussão entre a vítima e um dos suspeitos Publicado em: 27/04/2025…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *