Home Esportes Morre goleiro Tobias, protagonista da “invasão corintiana no Maracanã”
Esportes

Morre goleiro Tobias, protagonista da “invasão corintiana no Maracanã”

O ex-goleiro José Benedito Tobias, ídolo do Corinthians nos anos de 1970, morreu neste sábado (13/7), aos 75 anos.  A causa da morte ainda não foi divulgada. “O Corinthians se solidariza com a família, amigos e lamenta profundamente a morte de um dos ídolos da história do Timão”, publicou o clube em nota oficial.

Tobias protagonizou a “invasão corintiana no Maracanã”, como ficou conhecida a emocionante classificação do Timão à final do Campeonato Brasileiro de 1976. Na época, após empate em 1 a 1 com o Fluminense no tempo normal, Tobias virou herói corintiano ao defender duas cobranças na disputa por pênaltis, assegurando o Timão na decisão do título.

Leia também

Nascido em Agudos, cidade do interior paulista, o goleiro estreou no Timão em outubro de 1975, quando o clube derrotou o Moto Club-MA (3 a 0), em partida do Brasileirão. Tobias permaneceu no Corinthians até 1978, totalizando 125 jogos até a última partida em maio de 1978. Em seguida foi contratado pelo Athletico Paranaense. Na sequência, o goleiro defendeu o Fluminense e passou por Bangu e Jalense-SP, antes de encerrar a carreira em 1986.

Leia a nota do Corinthians na íntegra:

O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com imenso pesar, o falecimento de Tobias, goleiro campeão paulista com o Timão no histórico título de 1977.

Natural de Agudos, no interior de São Paulo, José Benedito Tobias atuou no Alvinegro entre 1975 e 1978. Sua estreia no time ocorreu em outubro de 75, quando ajudou o Coringão a vencer o Moto Club por 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Quando ascendeu ao time titular, não mais saiu, até a metade da temporada 1978.

Tobias era o goleiro alvinegro em duas grandes passagens da nossa história. A primeira delas foi a Invasão Corintiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, quando garantiu o empate por 1 a 1 no tempo normal e ainda defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis, selando a vaga na final do torneio. A outra, foi a conquista do título que deu fim ao jejum de 23 anos, o Paulistão de 1977, com a vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0.

Tobias realizou 125 jogos pelo Timão. Sua última partida foi em maio de 1978, deixando o clube em sequência, rumo ao Athletico-PR.

O Corinthians se solidariza com a família, amigos e lamenta profundamente a morte de um dos ídolos da história do Timão.

Continue Lendo

Jornal francês revela que Mbappé esteve perto do Liverpool em 2022

Franco Arland/Getty Images 1 de 1 Imagem colorida de Mbappé – Foto:...

Ex-treinador do Vitória, Ricardo Silva é acusado de estupro na Bahia

FelipeOliveira/EVC 1 de 1 Imagem colorida de Ricardo Silva, do Vitória –...

Envolvido em caso de racismo, meia do Chelsea tem habilitação suspensa

Marc Atkins/Getty Images 1 de 1 Imagem colorida de Enzo Fernandez, do...

Brasil tem o pior início em Eliminatórias da Copa do Mundo na história

Andre Ricardo/Eurasia Sport Images/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Vini...