Home Mundo Moderado e reformista, Masoud Pezeshkian vence eleições presidenciais no Irã
Mundo

Moderado e reformista, Masoud Pezeshkian vence eleições presidenciais no Irã

Novo presidente defende aproximação com os Estados Unidos e aliados para aliviar sanções contra a economia iraniana. Pezeshkian derrotou diplomata ultraconservador no 2º turno.


Masoud Pezeshkian durante campanha presidencial, em 3 de julho de 2024 — Foto: Majid Asgaripour/WANA via Reuters

Masoud Pezeshkian foi eleito novo presidente do Irã, anunciaram as autoridades do país na madrugada deste sábado (6). Ele disputava o segundo turno contra o diplomata ultraconservador Saeed Jalili.

Considerado moderado e reformista, Pezeshkian assumirá o comando do Irã após a morte do presidente Ebrahim Raisi, que sofreu um acidente de avião em maio.

Aos 69 anos, o novo presidente defende uma aproximação do Irã com países ocidentais, como os Estados Unidos, para acabar com sanções que afetam a economia iraniana. Ele também defende um relaxamento na lei sobre o uso obrigatório de véu para as mulheres.

Por outro lado, Pezeshkian afirmou que não fará mudanças radicais na teocracia xiita iraniana. Ele também indicou que o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, será o responsável pela palavra final nas decisões.

Ainda assim, parte da população acredita que o governo de Pezeshkian representará uma abertura do Irã para relações com outros países. A campanha dele recebeu o apoio de vários políticos iranianos importantes, incluindo ex-presidentes.

Pezeshkian assumirá o governo em meio a tensões com o Oriente Médio. Em abril, o Irã lançou um ataque contra Israel para retaliar um bombardeio que atingiu um consulado iraniano na Síria. À época, o ataque levantou os temores de uma nova escalada no conflito regional.

Continue Lendo

Italiana de 22 anos é acusada de matar 2 filhos recém-nascidos e enterrá-los no quintal de casa

A investigação que levou à prisão de Chiara Petrolini começou quando o...

Conselho de Segurança da ONU discute explosões de pagers e escalada de tensões entre Israel e Hezbollah

A declaração ocorreu durante reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta...

Serviço Secreto admite falhas de comunicação antes de atentado contra Trump

Falhas de comunicação com as forças de segurança locais prejudicaram o desempenho...