- Goiania
- 11 de outubro de 2024
- No Comment
- 25
- 3 minutes read
Mobilidade em Goiânia dá dez dicas para dirigir em dias chuvosos
ATENÇÃO Diretor de Trânsito da SMM, Rodrigo Bastos reforça que a regra geral é reduzir a velocidade Publicado em: 10/10/2024…
Diretor de Trânsito da SMM, Rodrigo Bastos reforça que a regra geral é reduzir a velocidade
Mobilidade em Goiânia dá dez dicas para dirigir em dias chuvosos (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)
Desde terça-feira (8), a chuva chegou à capital. A situação traz alívio aos goianienses, mas também vale como alerta para o trânsito. Por isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) elencou dez dicas para os condutores de Goiânia. São elas:
- Mantenha distância do veículo da frente;
- Cuidado com a aquaplanagem;
- Pare o veículo se a chuva estiver muito forte;
- Ligue o farol baixo;
- Guie-se pelas linhas e tachões no solo;
- Acione o limpador de para-brisa;
- Ligue os desembaçadores;
- Evite ultrapassagens;
- Cuidado com as vias alagadas;
- Dirija sempre com as duas mãos no volante.
Diretor de Trânsito da SMM, Rodrigo Bastos reforça que a regra geral é reduzir a velocidade. Ele explica que, com o excesso de água na pista, o motorista pode perder o controle ou se envolver em uma aquaplanagem, que é quando o pneu perde o contato com a estrada e o veículo não responde mais à direção. Da mesma forma, manter a distância também é crucial.
Ele ainda faz um alerta maior aos motociclistas. Por ser um veículo leve, há maior chance de perda de aderência, especialmente em vias sinalizadas onde o pneu tem contato com a tinta e pode provocar a queda. “Neste caso, a indicação é que o condutor evite o local onde há maior volume de água na via, cruzamentos com enxurradas, e não desafie veículos maiores porque a visibilidade é muito prejudicada.”
O diretor também recomenda muita atenção nas curvas. “Por mais simples que seja, a manobra é associada a outros elementos que podem tornar a pista mais escorregadia. Nossa orientação é que os condutores em geral planejem as viagens, aumentem a atenção e tenham mais paciência ao trafegar pelas vias da capital, e nunca enfrentem enxurradas, para assim evitarmos tragédias”, finaliza.