• Política
  • 10 de dezembro de 2024
  • No Comment
  • 7
  • 5 minutes read

Mabel detalha reforma administrativa para 2025

O projeto será enviado à Câmara Municipal para aprovação Publicado em: 10/12/2024 20:06 Mabel detalha reforma administrativa de Goiânia para…

O projeto será enviado à Câmara Municipal para aprovação

Mabel detalha reforma administrativa de Goiânia para 2025 (imagem: Alex Malheiros)

O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB) apresentou nesta terça-feira (10) as mudanças previstas na reforma administrativa que será implementada a partir de 2025. A proposta mantém a estrutura atual de áreas essenciais como Saúde, Educação, Governo, Comunicação, Cultura e Meio Ambiente e faz alterações nas demais pastas. O texto prevê a criação de três novas secretarias e a extinção de outras três.

Segundo o prefeito, algumas secretarias serão contingenciadas, mas não extintas, para reorganizar a administração. “Eu não estou querendo dizer que em algum momento depois elas não possam ser ativadas, porque elas não estão sendo extintas. Elas estão sendo contingenciadas. A cidade está desordenada, então preciso ver o funcionamento dela antes de tomar outras decisões”, justificou.

Entre as mudanças mais significativas, a Secretaria de Finanças será substituída pela Secretaria Municipal da Fazenda, que assumirá um papel ampliado na condução da política econômica municipal. A Secretaria de Mobilidade passa a se chamar Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, com enfoque técnico e operacional na gestão do trânsito. A Agetul será renomeada para Agência Municipal de Turismo e Evento, agora chamada GOIANIATUR, com foco no desenvolvimento turístico e promoção de eventos.

O Procon, por sua vez, será integrado à Procuradoria Geral do Município como superintendência, o que, segundo o prefeito, dará mais força à atuação do órgão com suporte jurídico. “O Procon ganha força, só que ele estará muito mais perto da área jurídica, dentro de uma procuradoria, para fazer as ações com mais eficácia”, explicou.

Outra mudança importante é a fusão das secretarias voltadas para políticas sociais, que resultará na criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos. A nova pasta terá como objetivo integrar ações sociais, captar recursos e fortalecer políticas de redução da desigualdade, combate à fome e violação de direitos fundamentais. A área de inovação também passará por uma reestruturação, com a atual Sictec sendo substituída pela Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital, que assumirá o papel de modernizar processos e elevar a integração sistêmica da gestão.

Além disso, as secretarias ligadas ao planejamento urbano e habitação serão reorganizadas em três novas estruturas: Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e Secretaria Municipal de Licenciamento e Fiscalização. A reforma também inclui a criação da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias, que será responsável por atrair investimentos, reduzir custos com a máquina pública e desenvolver políticas de concessões e parcerias público-privadas.

Atualmente, Goiânia conta com 20 secretarias, mas a proposta prevê o contingenciamento de 50% dessa estrutura. O prefeito destacou que a reforma não extingue pastas, visa reorganizar a administração para corrigir problemas. O projeto será enviado à Câmara Municipal para aprovação.

Continue Lendo

Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e tornar Caiado inelegível: “desproporcional”

Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Advogados apontam ainda fragilidade das provas apresentadas e contradição com a jurisprudência Publicado em: 11/12/2024 17:56…
Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Ele estava preso há cerca de seis meses Publicado em: 11/12/2024 16:14 Cacai vai usar tornozeleira…
Anitta realiza procedimento estético em Goiânia para remover veia da testa

Anitta realiza procedimento estético em Goiânia para remover veia…

Cantora revelou nas redes sociais que intervenção não é uma cirurgia e durou duas horas Publicado em: 11/12/2024 17:04 Anitta remove…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *