Em uma rede social, Lula publicou uma foto em que aparece ao lado das lideranças e dos ministros, Sonia Guajajara (Povos Indígenas); Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República); Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul); e da presidente da Funai, Joênia Wapichana.
“Recebi uma comitiva de lideranças Guarani-Kaiowá para tratar do conflito no Mato Grosso do Sul, que se intensificou nos últimos dias”, escreveu Lula.
Sônia Guajajara fez compromisso para solução de conflito
Conflito fundiário
Há quase um mês, o conflito fundiário entre indígenas e produtores rurais tem deixado moradores da área rural de Douradina (MS) sob tensão.
Na segunda (5), foram seis feridos, cinco produtores rurais e um indígena. Eles sofreram ferimentos superficiais e não quiseram ser encaminhadas ao atendimento médico.
No sábado passado (3), cinco indígenas da etnia Guarani-Kaiowá foram feridos com tiros de armas letais e de munição de borracha.
Os atacados no sábado passado foram encaminhados ao Hospital da Vida, em Dourados. Ao g1, na ocasião, a instituição informou que apenas um indígena seguia internado.
Durante a visita, Sonia conversou com representantes dos indígenas e afirmou encaminhar soluções para o conflito por meio do diálogo.