Lula passa por nova cirurgia nesta 6ª. Relembre o histórico de saúde

Redação
5 Min Read
Lula passa por nova cirurgia nesta 6ª. Relembre o histórico de saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido, nesta sexta-feira (30/1), a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento será realizado em um hospital particular de Brasília, após exames preparatórios feitos na quinta-feira (29/1). A expectativa é de alta no mesmo dia.

Associada ao envelhecimento, a catarata provoca visão embaçada, ofuscamento e dificuldade para enxergar cores. A cirurgia é considerada segura, rápida e de baixa complexidade. Em 2020, Lula já havia passado pelo mesmo procedimento, também sem complicações.

Desde que reassumiu a Presidência da República, em 2023, o presidente foi submetido a ao menos quatro procedimentos médicos.

Leia também

Em setembro daquele ano, passou por uma artroplastia total do quadril direito para tratar artrose — quadro que o causava muito incômodo — e por uma blefaroplastia para retirada de excesso de pele nas pálpebras. As cirurgias duraram cerca de quatro horas e foram consideradas bem-sucedidas.

Em 19 de outubro de 2024, Lula enfrentou um episódio mais delicado após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro, enquanto cortava as unhas do pé. Ele bateu a cabeça, levou cinco pontos na nuca e precisou cancelar a viagem à COP 29, em Baku, no Azerbaijão.

Dois meses depois, após relatar dores de cabeça, exames identificaram uma hemorragia intracraniana decorrente do acidente. O presidente foi transferido de Brasília para São Paulo e submetido, em 9 de dezembro, a uma cirurgia de emergência. Na ocasião, ele passou por um procedimento de trepanação, no qual são feitas pequenas perfurações do crânio.

Três dias depois, passou por um novo procedimento, pouco invasivo, para complementar a drenagem do sangramento no cérebro.

Lula passa por nova cirurgia nesta 6ª. Relembre o histórico de saúde - destaque galeria

Metrópoles

Presidente Lula teve que levar pontos na nuca após acidente doméstico em 19/10/24

1 de 4

Presidente Lula teve que levar pontos na nuca após acidente doméstico em 19/10/24

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Lula mostra curativo na cabeça após cirurgias

2 de 4

Lula mostra curativo na cabeça após cirurgias

TV Globo/ Reprodução

Presidente Lula posta vídeo caminhando por hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stávale após cirurgias na cabeça

3 de 4

Presidente Lula posta vídeo caminhando por hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stávale após cirurgias na cabeça

Ricardo Stuckert/ PR

Lula passou por cirugia no quadril e nas pálpebras em 29 de setembro de 2023

4 de 4

Lula passou por cirugia no quadril e nas pálpebras em 29 de setembro de 2023

Hugo Barreto/Metrópoles


Saúde como condição para disputa eleitoral

  • Durante a corrida eleitoral de 2022, o chefe do Executivo reiterou, diversas vezes, que não disputaria um quarto mandato.
  • Ao longo do tempo, porém, o presidente passou a sinalizar o desejo de concorrer à reeleição, desde que estivesse bem de saúde.
  • Aos 80 anos, Lula é o presidente mais velho da história do Brasil e acumula o feito inédito de comandar o Palácio do Planalto por três mandatos. O petista costuma destacar a rotina de exercícios físicos diários e já afirmou ter “disposição de 20 anos”, além de dizer que tem a meta de viver até os 120.
  • Em diversos vídeos divulgados em suas redes sociais, Lula aparece correndo em uma rampa interna do Planalto que liga o segundo andar, onde ocorrem eventos oficiais, ao terceiro, onde fica seu gabinete — na tentativa de mostrar disposição e vitalidade.

Histórico médico

Em 1964, Lula perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente de trabalho, quando era torneiro mecânico em uma metalúrgica em São Paulo.

Em 2011, foi diagnosticado com câncer de laringe, tratou-se com quimioterapia e radioterapia e teve remissão completa da doença no início de 2012. Durante a campanha eleitoral de 2022, voltou a apresentar rouquidão, o que gerou especulações sobre uma possível recidiva.

Exames realizados em novembro daquele ano, já após a eleição, apontaram apenas alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e uma pequena área de leucoplasia na laringe, quadro considerado normal. Dias depois, o presidente passou por uma laringoscopia para retirada da leucoplasia, sem intercorrências.

TAGGED:
Share This Article