Keir Starmer será o novo primeiro-ministro após vitória dos trabalhistas, que retornam ao poder depois de 14 anos. Legenda conquistou mais de 410 cadeiras no parlamento.
Lula e Keir Starmer. — Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta sexta-feira (5) Keir Starmer pela vitória do Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido.
Keir Starmer, líder dos trabalhistas, será o novo primeiro-ministro do Reino Unido no lugar do conservador Rishi Sunak.
“Desejo um ótimo mandato. Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”, publicou Lula em uma rede social.
Saiba quem é Keir Starmer, futuro primeiro-ministro do Reino Unido
A legenda conquistou mais de 410 assentos para o Parlamento, superando com folga o mínimo necessário para assegurar a maioria na Casa durante a madrugada desta sexta-feira (5).
Eram necessários conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido para vencer as eleições. Até a última atualização desta reportagem, os Trabalhistas tinham 412, contra 120 dos Conservadores.
Em discurso após a vitória, Starmer disse que o mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país.