Lula faz tour por Recife e Salvador neste sábado de Carnaval

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará início à sua maratona de Carnaval neste sábado (14/2), com passagens por duas das maiores festas do país. Ao longo do dia, o petista vai marcar presença no Galo da Madrugada, no Recife (PE), e no Circuito Osmar, no Campo Grande, de Salvador (BA).

O petista desembarcou na capital pernambucana na tarde dessa sexta-feira (13/2), onde cumpriu agenda em Cabo de Santo Agostinho (PE), com uma visita à fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que produz medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é que Lula chegue ao camarote oficial do Galo por volta das 10h30. Ele assistirá à passagem do bloco ao lado de autoridades, como a governadora de Pernambuco, Raquel  Lyra (PSD), e o prefeito de Recife, João Campos (PSB). Os dois políticos são cotados para concorrer ao governo do estado nas eleições de outubro e disputam o apoio do presidente.

Em seguida, ele embarca para a capital baiana. À noite, Lula acompanha a festa do Circuito Osmar, no Campo Grande. Estão previstas apresentações de nomes como Durval Lelys, Xanddy Harmonia, grupo Revelação, BaianaSystem, entre outros.

O petista ficará no camarote do governo da Bahia, comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e deve ter a companhia de ministros e aliados baianos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou a ida do titular do Planalto, nessa sexta.

“O Lula, com 80 anos, está com toda energia para o Carnaval”, disse o auxiliar.

Lula faz tour por Recife e Salvador neste sábado de Carnaval - destaque galeria

Metrópoles

Lula faz tour por Recife e Salvador neste sábado de Carnaval - imagem 1

Lula

2 de 5

Lula

Reprodução/Instagram

João Campos é aliado de Lula

3 de 5

João Campos é aliado de Lula

Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues

4 de 5

Presidente Lula acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues

Ricardo Stuckert / PR

Paraná Pesquisas: Lula tem 46,4% de aprovação e 56,6% de desaprovação

5 de 5

Paraná Pesquisas: Lula tem 46,4% de aprovação e 56,6% de desaprovação

Ricardo Stuckert / PR


Maratona de Carnaval

  • Neste ano, o presidente Lula decidiu participar das festividades de Carnaval em três cidades: Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
  • O chefe do Planalto passará pelas três capitais durante o fim de semana. A expectativa é que ele volte a despachar de Brasília na segunda-feira (16/2).
  • Em Recife, Lula acompanhará o desfile do Galo da Madrugada, tradicional bloco pernambucano. Na capital baiana, ele estará no Circuito Campo Grande. Por fim, no Rio, o petista assiste à apresentação das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval carioca.
  • Ele será homenageado pela Acadêmicos de Niterói, estreante da Série Ouro, em um samba-enredo marcado por polêmicas. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, deve desfilar na Sapucaí.

Agenda no Rio

Após a passagem por Recife e Salvador, Lula finaliza as festividades de Carnaval no Rio de Janeiro (RJ), onde será homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói. A apresentação está marcada para o domingo (15/2), e o presidente assistirá o desfile do camarote da Prefeitura, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD).

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, deve desfilar em um carro alegórico destinado à família e amigos do presidente. A filha, Lurian Lula, e a neta, Beatriz Lula, estão previstas para participar.

Outras personalidades da política e da música também constam na lista de convidados, entre elas, as atrizes Juliana Baroni (que vai interpretar a ex-primeira-dama Marisa Letícia), Camila Pitanga e Leandra Leal; as cantoras Fafá de Belém e Maria Rita; além da escritora Conceição Evaristo.

Confira aqui a lista completa de nomes cotados para participar da homenagem a Lula na Sapucaí.

O samba-enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil foi alvo de polêmicas e gerou questionamentos na Justiça sobre possíveis irregularidades envolvendo o uso de recursos públicos e propaganda eleitoral antecipada.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou duas liminares que buscavam impedir a realização do tributo. Apesar disso, a Corte Eleitoral alertou para possíveis riscos e sinalizou que o caso pode voltar a ser discutido.