Ao se referir ao Brasil e à Índia, presidente disse: “Somos as duas maiores democracias do Sul Global, portanto nós temos que dar bons exemplos”; o petista sempre evita se referir à China como autocracia, um país que tem população equivalente à da Índia e é aliado relevante do Planalto
Reprodução/Ricardo Stuckert/PR – 20.nov.2024
Ao declarar nesta 6ª feira (20.fev.2026) que Brasil e Índia “são as duas maiores democracias do Sul Global”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) excluiu a China do grupo de nações democráticas do recorte que costuma ser usado para definir países “emergentes” ou “em desenvolvimento”.
O presidente brasileiro deu a declaração à TV India Today durante visita à Nova Délhi, capital do país asiático. Na entrevista, defendeu o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Índia e o aumento do fluxo comercial entre os 2 países.
“A gente não pode ficar dependendo dos Estados Unidos ou dependendo da China, nós queremos que a nossa economia cresça, porque, se ela crescer, o fluxo comercial cresce e vai ser bom para a Índia e vai ser bom para o Brasil. Nós somos as duas maiores democracias do Sul Global, portanto nós temos que dar bons exemplos”, declarou Lula.
O Sul Global não é uma região geográfica, mas um conceito geopolítico. Refere-se ao que no passado era citado como “Terceiro Mundo”, “países em desenvolvimento” ou “emergentes”. Em geral, o termo é usado por países cujos governos se agrupam em oposição a parte das políticas dos Estados Unidos e da Europa Ocidental.
A China funciona com um regime de capitalismo de Estado, mas sem liberdades individuais nem de expressão. Não é considerada uma democracia liberal nos padrões ocidentais. O PCC (Partido Comunista da China) exerce controle total sobre o país e não há oposição.
Lula sempre evita se referir à China como autocracia, apesar de o país ter características deste sistema. É uma nação que tem população equivalente à da Índia e aliada relevante do governo brasileiro.
Além de Brasil, Índia e China, países como Indonésia, México e África do Sul são comumente associados ao Sul Global. Leia os dados populacionais das 5 maiores nações do grupo:
- Índia – 1,47 bilhão;
- China – 1,40 bilhão;
- Indonésia – 287 milhões;
- Brasil – 213 milhões;
- México – 132 milhões;
- África do Sul – 63 milhões.

