Home Política Lula define sistema de meta contínua de inflação e alvo fica em 3%; cotado ao BC, Galípolo participa de reunião
Política

Lula define sistema de meta contínua de inflação e alvo fica em 3%; cotado ao BC, Galípolo participa de reunião

O sistema era o chamado “ano-calendário”, que analisa a inflação de janeiro até dezembro. Foi decidido que vai virar um sistema de “meta contínua”, em que vai se analisando continuamente se a meta está dentro do que foi definido, se a inflação está dentro da meta definida.

O decreto do presidente Lula (PT) deve sair nesta quarta-feira (26) após reunião do CMN, o que, do ponto de vista técnico da parte do governo, é necessário para trazer credibilidade maior para a meta de 3%.

Galípolo se reúne com Lula para discutir meta de inflação

Galípolo se reúne com Lula para discutir meta de inflação

O diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, que é o mais cotado para ser o substituto de Campos Neto, foi ao Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira para a reunião com Lula sobre a troca do sistema de meta de inflação. A participação dele o coloca bem à frente na discussão sobre quem será o novo presidente do BC.

Contudo, pode-se questionar a presença dele, porque é um diretor do Banco Central, órgão que deve mostrar autonomia do governo. Galípolo está indo em uma direção que não é a direção de Lula neste momento. É uma busca por uma construção de imagem de um BC independente do governo.

Nesta terça-feira (25), acontece uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula para definir as questões sobre a mudança no sistema de meta de inflação no país.

A decisão pela mudança no sistema de meta contínua de inflação é importante porque ajuda, inclusive, a chegada de Gabriel Galípolo ao comando do BC porque ele vem respaldado pela própria decisão da ata do Copom na semana passada, que teve aval do Ministério da Fazenda. Não foi um aval explícito, mas é uma aval implícito. Assim, o governo deixa Galípolo ficar mais livre para ganhar credibilidade.

Continue Lendo

Quaest: gestão de João Campos se mantém com 80% de avaliação positiva e 3%, negativa

A pesquisa Quaest ouviu 900 eleitores na capital pernambucana, entre os dias...

Lira avalia anunciar em breve Hugo Motta como seu candidato na Câmara

Mais cedo, Lira participou de uma celebração do aniversário de Motta na...

Eleição em SP: TV e máquina municipal funcionam para Nunes; Boulos vai precisar trabalhar por voto útil se quiser ir ao 2º turno

No macro, mantêm-se o empate triplo: O prefeito Ricardo Nunes (MDB) marca...

Contra clima extremo, Marina defende estancar ‘sangria’ de regularização de terras ilegalmente desmatadas

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou...